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Como acompanhar os avanços dos alunos indicados aos grupos de apoio?

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
Os instrumentos de avaliação devem ser planejados de acordo com os conteúdos selecionados para o grupo de apoio (Foto: Manuela Novais)

Os instrumentos de avaliação devem ser planejados de acordo com os conteúdos selecionados para o grupo de apoio (Foto: Manuela Novais)

Para finalizar a sequência de reflexões sobre os grupos de apoio, gostaria de compartilhar com vocês como oriento os professores a fazer o acompanhamento dos alunos que são selecionados para esse espaço. A seleção, o planejamento e a avaliação são sempre realizados por mim em parceria com o docente de apoio e, depois, costumo deixar que ele desenvolva as atividades com autonomia. Mas o processo formativo desses profissionais continua e o diagnóstico e o acompanhamento dos estudantes são temas que merecem atenção constante.

Diferentes instrumentos podem ser utilizados para o acompanhamento dos alunos. A escolha da melhor opção depende do que queremos avaliar e das necessidades de aprendizagem diagnosticadas para aquelas crianças. Na escola em que trabalho, por exemplo, há grupos focados em trabalhar com os alunos que precisam avançar nas hipóteses de escrita e leitura, grupos de práticas de leitura e escrita e grupos de resolução de problemas matemáticos. Os instrumentos de avaliação, por sua vez, deverão ser planejados de acordo com os conteúdos prioritários selecionados para o grupo e devem fornecer dados precisos sobre a evolução da aprendizagem.

Descrevo, abaixo, alguns instrumentos que utilizamos:

Para grupos de apoio de alfabetização: solicitamos que escrevam uma lista de palavras ditadas pelo professor ou um texto memorizado, como a parlenda. Organizamos uma ficha de acompanhamento das hipóteses de escrita apresentadas pelos alunos e registramos os avanços em gráficos.

Para os grupos de apoio de práticas de escrita: pedimos que produzam um texto narrativo sobre as histórias e os contos que estão estudando. Após a escrita, tabulamos em uma planilha os aspectos que queremos analisar e, com base nisso, planejamos novas intervenções. A análise das produções escritas da turma não pode ser considerada o único recurso para avaliar o que os alunos estão aprendendo e o que é preciso planejar para que continuem avançando. As observações feitas pelo professor ao longo do desenvolvimento das atividades também precisam ser consideradas.

Para os grupos de apoio de práticas de leitura: selecionamos descritores e habilidades de leitura e elaboramos atividades de leitura e interpretação de texto, fazendo a tabulação dessas habilidades.Também registramos em planilhas o tipo de texto, a frequência da leitura dos alunos e outros registros observados em aula.

Para os grupos de apoio de resolução de problemas matemáticos: registramos o avanço e a evolução dos conhecimentos matemáticos dos alunos na resolução de problemas. Organizamos planilhas com possíveis estratégias com as quais os alunos poderão resolver os problemas e acompanhamos a evolução deles em relação ao cálculo.

De maneira geral, também podemos acompanhar os alunos através do rendimento ao longo do ano letivo nas aulas regulares, bem como pelos resultados que obtém em avaliações internas e externas. Sugiro, ainda, que os professores tenham um caderno com um bom espaço para anotações das observações individuais sobre cada estudante e mantenham aí registros das produções realizadas.

Para nós, coordenadores, o mais importante é orientar os professores sobre a elaboração de atividades, a aplicação delas, a avaliação constante e a manutenção dos registros. Para poder exemplificar esse processo, veja aqui alguns modelos de instrumentos e orientações que podem ser realizadas na seleção e acompanhamento dos alunos.

 

E você, utiliza algum tipo de instrumento de acompanhamento dos estudantes no grupo de apoio?

Até mais,

Eduarda