Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

A maravilha de ser professor na Educação Infantil

As crianças aprendem com uma rapidez incrível. E lá vamos nós estudar, observar, correr atrás para acompanhar e auxiliar esse percurso

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
Na foto, Leninha Ruiz e Pedro, um aluno da EMEI Maria Alice Pasquarelli (Foto: Arquivo pessoal)

Na foto, Leninha Ruiz e Pedro, um aluno da EMEI Maria Alice Pasquarelli (Foto: Arquivo pessoal)

Existe coisa mais prazerosa e interessante do que conviver com uma criança? A curiosidade natural, o deslumbramento com o banal, a empolgação com o novo e a vivacidade desde os poucos meses de vida nos encanta diariamente nas creches e pré-escolas do Brasil afora.

Quantas e quantas vezes, nós, professores de Educação Infantil, ficamos rindo à toa de ver e ouvir as tiradas dos pequenos? Quantas vezes estamos preocupados ou tensos com alguma situação e, aí, chega uma criança, te dá um abraço apertado ou pede colo e você deixa para pensar naquele problema mais tarde? Qual outra profissão tem tantas outras pessoinhas disputando para sentar do seu lado? Enfim… Ouvir as histórias e as perguntas e atender as curiosidades delas monopoliza nossa atenção.

Mas é claro que é um grande desafio ser responsável pelas aprendizagens de tantas criaturinhas ávidas para experimentar tudo que aparece à frente, que perguntam o porquê de tudo, querem fazer as coisas do próprio jeito, se encantam e se assustam com os personagens das histórias, levantam hipóteses, inventam explicações complicadíssimas…

As crianças aprendem com uma rapidez incrível. E lá vamos nós estudar, observar, correr atrás para acompanhar e auxiliar esse percurso, identificando o que cada uma já sabe em cada um dos eixos e organizando as situações didáticas que assegurem a continuidade do processo de aprendizagem.

Depois de tudo isso, me digam se não é especial a pessoa que escolhe estar diariamente com bebês e crianças e se responsabiliza pela sua Educação profissionalmente? Portanto, quero dizer parabéns a todos os professores que estudam, leem, discutem, refletem, planejam, repensam, replanejam, organizam, inventam, relatam e amam ser professor! Parabéns, professor!

Parabéns também a todos os coordenadores, orientadores, diretores ou supervisores que acompanham e auxiliam os professores na constante busca e qualificação de como ensinar cada vez melhor. Como formadora de professores e gestores fico orgulhosa de ver como existem pessoas especiais que se dedicam e se encantam com a perspectiva de qualificar seus fazeres na sala de aula ou na escola ao refletir sobre sua prática!

Aproveito para deixar aqui uma pergunta: o que é mais gratificante para você na profissão de educador?

Um abraço fraterno em todos os educadores!

Leninha