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Garanta a participação dos professores nos encontros de formação

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
O coordenador deve estar atento às atividades dos docentes, promovendo encontros para que eles atualizem suas práticas, tirem dúvidas e reflitam sobre as situações de aprendizagem.

O coordenador deve promover encontros para que os docentes atualizem suas práticas, tirem dúvidas e reflitam sobre as situações de aprendizagem. (Foto: Manuela Novais)

A formação deve ser feita de modo contínuo durante o ano, já que precisa estar articulada com as ações realizadas em sala de aula. Cabe ao coordenador estar sempre atento às atividades dos docentes, promovendo encontros para que eles atualizem suas práticas, tirem dúvidas e reflitam sobre as situações de aprendizagem.

Minhas reuniões com a equipe de professores acontecem em módulos quinzenais de 2 horas. Geralmente, os encontros acontecem à noite, após o término das aulas. Durante esse processo, precisei resolver algumas questões: Como obter a participação dos docentes na formação? O que planejar para que a reunião seja interessante e contribua com uma reflexão sobre a prática?

Para resolver esses desafios, tomei alguns cuidados, que compartilho abaixo com vocês:

1) Realizar a formação dentro da carga horária do professor e ter um plano de formação estabelecido com a Secretaria Municipal de Educação ou com a gestão da escola. Ter esse horário reservado já é um caminho para que os docentes participem, mas o coordenador deve desenvolver estratégias para envolver os participantes.

2) Organizar o encontro, preparar o local e oferecer um lanche é fundamental para que a reunião seja também um momento de parceria com os colegas.

3) Antecipar as necessidades de aprendizagem dos professores, construir um plano de formação e estabelecer um cronograma compartilhado com todos é outro passo para envolvê-los. Isso é importante para que eles se organizem antes das discussões e saibam as datas em que determinados temas serão tratados.

4) Planejar cada encontro com uma pauta prévia, com objetivos, estratégias e metodologias definidas. Essa pauta e todo o processo formativo devem ser compartilhados com a gestão.

5) Criar grupos de estudo e fazer planejamentos em parceria com professores do mesmo ano. Ter um parceiro com quem discutir e planejar suas ações é uma estratégia importante para que o docente se mantenha ativo e compartilhe suas inquietações e reflexões.

6) Utilizar diferentes estratégias a cada reunião: tematizar a prática com vídeos, relatos, planejamentos, registros de alunos, descrição de atividades, estudos de casos e outros métodos.

7) Dar devolutivas sobre as atividades realizadas por eles. Conversar com o docente sobre o material que produziu e realizar intervenções é o nosso papel como formador.

8) Organizar um espaço, na sala dos professores ou outro lugar da escola, para reunir os materiais trabalhados durante a formação: exemplos de planejamentos, anotações de professores, sugestões de encaminhamentos e produções de alunos. Isso os incentiva a melhorar cada vez mais os seus registros, pois eles serão divulgados e valorizados pela equipe.

Acredito que esses pontos, articulados a um plano de formação que aprimore a prática do professor, podem garantir o envolvimento e a participação de todos no processo formativo.

E você, como organiza os encontros de formação?

Até a próxima quinta!

Eduarda