Na semana passada, escrevi sobre o que a organização do espaço da sala de aula revela sobre a escola. Essa reflexão é um aspecto que também deve ser levado para os professores.
Certa vez, ao estudar esse tema com outra formadora, levantamos a seguinte questão: Além da sala de aula, como poderíamos pensar em um espaço representativo para a formação dos docentes? E como poderíamos organizar e registrar esses encontros para que todos da comunidade escolar pudessem identificar o que eles estão estudando? Após essa análise, resolvi organizar a sala de formação de acordo com os mesmos princípios que usei para pensar nas salas de aula.
Em um primeiro momento, socializei fotos, planejamentos e produções dos alunos nas paredes. Depois, aprimorei a organização com registros detalhados das práticas e reflexões dos docentes. Após essa mudança, os próprios educadores passaram a fazer registros mais elaborados, pois sabiam que eles iriam para o nosso mural.
Durante os encontros, discutimos temas importantes e trabalhamos com muitos documentos: planejamentos, relatórios, registros e produções dos alunos, pautas de reuniões, imagens das salas de aula, vídeos, devolutivas, gráficos de rendimentos e textos de estudos. Esses materiais são muito bons e não costumam ser compartilhados com os colegas da escola. Dar visibilidade para eles, registrando aspectos importantes do que está sendo trabalhado na formação, é uma das ações que podemos exercer em nossa função de coordenador. A comunidade escolar precisa saber o que os educadores estão realizando naquele semestre e eles, por sua vez, devem ter seu trabalho valorizado e reconhecido.
Assim como o professor precisa pensar no espaço da sala de aula, o coordenador também tem o dever de refletir sobre a organização do cantinho da formação. Ele pode ser a sala dos professores, uma sala específica de reuniões ou até mesmo a sala do coordenador. Por mais simples que seja, esse ambiente divulga o trabalho que os docentes e coordenadores realizam e incentiva a melhoria das nossas práticas.
E vocês, já organizaram um espaço para socializar os materiais das formações?
Até quinta que vem!
Eduarda