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Todos os funcionários precisam de um momento de reflexão e planejamento

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
Leninha Ruiz com a equipe de funcionários da EMEI Maria Alice Pasquarelli (Foto: Gabriela Portilho)

Leninha Ruiz com a equipe de funcionários da EMEI Maria Alice Pasquarelli (Foto: Gabriela Portilho)

Nas duas últimas semanas, falamos sobre a necessidade de discutir a continuidade de projetos, sequências e atividades permanentes no ano que vem e de reconhecer o trabalho realizado pelos professores. No entanto, não podemos nos esquecer de avaliar e distinguir as contribuições de todos os outros funcionários.

Como todos sabem, uma escola vai muito além da sala de aula. Ao longo dos meses, realizamos atendimentos, fazemos matrículas, planejamos eventos institucionais, cuidamos da infraestrutura, servimos a merenda… Todas essas atividades envolvem secretárias, cozinheiras, pessoal da manutenção e da limpeza e porteiros. Portanto, é muito pertinente organizar uma reunião para analisar as ações que envolveram todos, ainda que tenha sido apenas por um dia, como exposições, mostras culturais ou festas. Muitas vezes, é apenas nesse encontro que temos a oportunidade de ouvir uns aos outros e elencar metas para o ano seguinte coletivamente.

Como organizar a reunião

O objetivo desse momento é considerar o que deve continuar e o que precisa ser aperfeiçoado para o ano seguinte. O foco do que e como será discutido deve ser definido de acordo com a realidade de cada escola.

Vou dar um exemplo. Ajudei uma instituição a organizar a hora do lanche para que as crianças se servissem com autonomia. Então, nesse encontro de avaliação, que ainda está para acontecer, a ideia é conversar se a organização do espaço físico e a dinâmica do autosserviço funcionaram bem e refletir sobre o papel de cada um para deixar o lugar sempre limpo e organizado.

Para nortear a discussão, elenquei alguns indicadores (você pode vê-los aqui) a serem comentados pelos funcionários presentes – entreguei o documento com antecedência, assim, todos poderão antecipar as reflexões que serão expostas na reunião. Entre eles, estão itens como cronograma, divulgação do cardápio e definição das atribuições.

Cada um poderá expor suas ideias e ouvir o outro lado, apontando o que está bom, o que deve permanecer e dando sugestões de adequação. Teremos, ao todo, 40 minutos para, democraticamente, encontrar a melhor logística para o momento do lanche e a melhor divisão das responsabilidades. Assim, garantimos que todos entendam os motivos de eventuais mudanças e se engajem na melhoria da ação no ano que vem.

Como as avaliações estão incluindo todos na sua escola?

Um abraço, Leninha