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Um balanço pedagógico no final do ano letivo

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
Com a chegada das férias, é hora de analisar as ações que desenvolvemos durante o ano e organizar a finalização delas com os docentes. (Foto: Manuela Novais)

Com a chegada das férias, é hora de analisar as ações que desenvolvemos durante o ano e organizar a finalização delas com os docentes. (Foto: Manuela Novais)

O ensino e a aprendizagem são processos distintos: nem tudo aquilo que o professor ensina é assimilado pelos alunos. Uma única didática não garante a aquisição dos conteúdos, pois cada indivíduo constrói conhecimentos apoiados em suas experiências de vida e em sua bagagem cultural.

Por isso, quando elaboramos uma avaliação, devemos levar em conta tanto aquilo que foi aprendido quanto às condições oferecidas pelo docente. Nesse sentido, o aluno não é o objeto da avaliação, como se fosse o único responsável pelos seus êxitos e fracassos. Ele é sujeito ativo de um processo pedagógico que deve ser permanentemente acompanhado e planejado para satisfazer suas necessidades de aprendizagem.

Com a chegada das férias, é hora de analisar as ações que desenvolvemos durante o ano e organizar a finalização delas com os docentes. Além disso, é um bom momento para antecipar o planejamento do próximo ano. Compartilho com vocês alguns aspectos importantes para avaliar as aprendizagens adquiridas pelas turmas e identificar novos desafios que precisam ser trabalhados:

- Análise das produções dos estudantes: com um estudo comparativo, observamos os avanços com base nas condições didáticas oferecidas e levantamos necessidades de aprendizagem por turma.

- Organização dos índices de alfabetização: identificamos o progresso nas hipóteses de escrita dos alunos e tabulamos os níveis de cada um.

- Análise do rendimento das turmas e dos alunos por disciplinas.

- Identificação dos conteúdos trabalhados de acordo com os níveis de escolaridade do currículo da escola.

- Apresentação dos dados para o diretor: discutimos em parceria a organização das turmas para o ano letivo que se iniciará.

- Identificação dos alunos que necessitam de apoio na aprendizagem.

- Planejamento das reuniões de pais: junto com a gestão, planejamos a reunião de pais para fechar o ano letivo com a exposição dos trabalhos dos alunos. Assim, proporcionamos a eles uma avaliação da escola e do progresso dos filhos.

Há muito trabalho para fazer, mas, priorizando as ações que descrevi, consigo finalizar o ano satisfeita com o resultado do trabalho desenvolvido.

E vocês, que ações organizam no final do ano em parceria com a gestão e a equipe de professores?

Abraços,

Eduarda