Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Reunião de pais para finalizar o ano letivo

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
Na reunião de fim de ano, os pais precisam compreender as ações e projetos realizados na escola. Caso contrário, não entendem as propostas e têm a intenção apenas de cobrar boas notas. (Foto: Manuela Novais)

Na reunião de fim de ano, os pais precisam compreender as ações realizadas na escola. Caso contrário, têm a intenção apenas de cobrar boas notas. (Foto: Manuela Novais)

Na semana passada, escrevi sobre a avaliação do processo de ensino e aprendizagem para o fechamento do ano. Hoje, falo sobre a organização da última reunião de pais nesse período e os assuntos que devem ser priorizados nela.

Reunir-se com os responsáveis do aluno é sempre uma oportunidade para estreitar uma relação de parceria. Esse encontro assume importância de acordo com o projeto político pedagógico (PPP) da escola, que define o papel da instituição e da família na Educação das crianças.

É preciso definir a pauta da discussão de acordo com cada momento específico. Na reunião de fim de ano, os pais precisam compreender as ações e projetos realizados na escola. Caso contrário, não entendem as propostas e têm a intenção apenas de cobrar boas notas.

Organizo os temas que serão abordados após analisar os dados referentes à aprendizagem dos alunos. O conteúdo deve ser discutido entre a coordenação pedagógica e a equipe de professores, considerando alguns aspectos essenciais:

- Acolhimento dos familiares;

- Discussão sobre os temas mais relevantes no último bimestre/semestre;

- Definição de uma boa estratégia para apresentar as ações aos pais;

- Apresentação dos resultados finais dos alunos e as análises feitas pelos professores;

- Seleção das produções de alunos para compartilhar os conteúdos trabalhados e a aprendizagem de cada um;

- Organização dos materiais que serão apresentados (cadernos, portfólios, produções, entre outros);

- Retrospectiva das principais ações desencadeadas pela escola com a apresentação de imagens;

- Avaliação dos pais sobre o trabalho realizado: escutá-los é importante para saber suas perspectivas;

- Plano de intervenção pedagógica definido para o semestre: quais serão as metas para o ano letivo que se iniciará.

Além dos temas gerais, definimos em parceria o que será priorizado na reunião. Cada professor possui suas especificidades e, por isso, a pauta deve ser feita de acordo com a realidade de cada turma.

A participação dos pais na vida escolar dos filhos é cada vez mais importante para alcançar bons resultados. Por isso, é essencial dar atenção a momentos como esses em que os docentes compartilham com as famílias todo o processo desenvolvido na sala de aula.

E vocês, como organizam a reunião de pais para finalizar o ano letivo?

Um bom recesso, boas festas e um ótimo 2015.

Abraços,

Eduarda