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Orientações pedagógicas iniciais: as faixas etárias e as intervenções eficazes

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
Na semana pedagógica, reserve um dia para discutir as características de cada faixa etária e as intervenções mais pertinentes (Foto: Gabriela Portilho)

Na semana pedagógica, reserve um dia para discutir as características de cada faixa etária e as intervenções mais pertinentes (Foto: Gabriela Portilho)

Na última semana, compartilhei com vocês como organizo a semana pedagógica. Nesse texto (vocês podem ler aqui), disse que, no segundo dia da semana, é pertinente fazer uma reunião por nível com os diferentes grupos de professores. A ideia é reservar um momento para discutir as características de cada faixa etária, suas necessidades de aprendizagem e as intervenções mais pertinentes. Certamente, isso qualificará o trabalho da equipe, uma vez que as orientações para as turmas de 2, 3, 4 e 5 anos diferem muito.

O cronograma que pensei para me reunir com cada um desses grupos foi o seguinte:

Horário Professores das turmas de
7h às 9h 2 anos
9h15 às 11h 3 anos
11h às 12h 4 anos
13h30 às 15h30 5 anos

Como vocês podem perceber, o menor tempo foi destinado para os professores das crianças de 4 anos e o maior para os das turmas de 5 anos. A razão para isso é que, na escola em que atuo, todos os docentes do primeiro grupo já são experientes, enquanto o segundo conta com a maior parte dos novatos. Outra questão que é importante destacar é que, no período em que não estão em reunião comigo, os professores continuam a organização das salas de aula e dos materiais que serão expostos nela, como listagem dos alunos, cartões de chamada, entre outros.

Como acontece a reunião

Quando elaboro a pauta dos encontros, destaco duas questões que deverão ser discutidas com todos os grupos de professores.

  1. Quais são as melhores atividades para o período de adaptação em cada faixa etária?
  2. Como organizar a sala de aula considerando a idade e a autonomia das crianças?

Com base nelas, promovo um debate e incentivo que a equipe compartilhe o conhecimento que já tem e dê dicas para qualificar a prática do colega.

Entrego um impresso com duas colunas: a primeira já preenchida com as características da faixa etária e a segunda em branco sobre as possíveis intervenções pedagógicas (clique aqui para ver o exemplo da turma de 2 anos). O objetivo é preenchê-la junto com os professores (levo uma cola comigo para não me esquecer de nenhum item fundamental. Veja aqui), garantindo que eles se sintam autores desse registro. Para tanto, é preciso que o coordenador dê voz a todos, tomando cuidado para controlar aqueles que querem dominar a conversa ou fugir do tema e incentivando aqueles que ficam calados, por timidez ou por ser novo no grupo.

Nessa reunião, também apresento um arquivo de imagens que colecionei ao longo dos anos, com boas soluções de organização da sala de aula. Com base nelas, falo sobre cantos de leitura e de faz de conta, prateleiras de jogos e brinquedos, bons modelos de murais, entre outros aspectos.  Uma boa foto pode mostrar claramente o que esperamos do professor e o quanto a organização pode impactar na construção da autonomia dos pequenos.

E você, já elencou o que é prioridade ser abordado nas primeiras reuniões com os professores?

Um abraço, Leninha