Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Definindo o foco da formação dos professores

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
Ouvir as observações, as análises e as sugestões do diretor é muito importante para definir as prioridades da formação dos professores (Foto: Gabriela Portilho)

Ouvir as observações, as análises e as sugestões do diretor é muito importante para definir as prioridades da formação dos professores (Foto: Gabriela Portilho)

A formação em serviço é a grande aliada para assegurar e qualificar o fazer pedagógico na sala de aula. E o início do ano é o momento ideal para definir quais serão os conteúdos trabalhados ao longo dos meses seguintes, tendo sempre como eixo central o aprimoramento das intervenções didáticas do professor.

Algumas questões podem contribuir para a escolha do que será tratado na formação:

  • Em que área as situações didáticas precisam ser foco de reflexão e aperfeiçoamento? (levar em consideração situações em que a aprendizagem das crianças não está acontecendo como o esperado)
  • Em que área ainda precisamos discutir e definir melhor quais são as atividades mais adequadas para serem efetuadas em sala de aula?
  • Que atividades acontecem apenas em algumas turmas e que valem a pena ser abordadas nos grupos de formação, para que toda a escola também realize?

As respostas para essas perguntas ajudarão o coordenador pedagógico a definir as prioridades. É bem pertinente discutir o assunto com o diretor, ouvindo suas observações, análises e sugestões. Duas cabeças pensando é sempre mais interessante, não é mesmo? Outro cuidado é fixar um foco de cada vez, pois vale muito mais melhorar um aspecto do que pulverizar vários conteúdos sem conseguir melhorar significativamente a prática da escola como um todo.

Lista de temas essenciais

Na Educação Infantil, os assuntos que precisam ser estudados, tematizados e aperfeiçoados são inúmeros! Ao conversar com a equipe gestora de uma escola que atende do berçário à turma de 5 anos, elaborei uma lista de possíveis conteúdos para a formação dos professores e auxiliares. O trabalho começou com a análise dos registros do ano anterior e com a discussão de quais pontos eram prioritários para a instituição – você pode vê-los na tabela abaixo. Inicialmente, a equipe escolherá apenas um deles, uma vez que o objetivo é aprofundar o estudo, elaborando um documento para sistematizar orientações didáticas.

Conteúdo Objetivos
Autonomia das crianças
  • Refletir sobre a organização dos materiais e do espaço físico.
  • Efetuar mudanças que favoreçam a autonomia das crianças.
  • Tematizar o papel do professor numa perspectiva construtivista.
Oralidade
  • Refletir sobre as situações didáticas mais eficazes para que as crianças falem cada vez melhor, ampliem o vocabulário e saibam expressar ideias e defender seus pontos de vista com clareza.
Leitura
  • Discutir sobre a importância de ler histórias, poemas, parlendas e outros textos para as crianças.
  • Refletir sobre nomes próprios.
  • Pensar sobre atividades de leitura apoiadas no contexto verbal ou material.
Matemática
  • Discutir sobre os jogos e o que se aprende com eles.
  • Pensar sobre as intervenções que o professor deve fazer.
Arte
  • Refletir sobre o percurso criador de cada criança, os diferentes suportes e riscantes (lápis, giz, canetas hidrocor etc.) e a apreciação das obras das crianças e de artistas.

Uma vez definido o conteúdo central, será preciso elaborar um plano de trabalho detalhado da formação que assegure encaminhamentos que impactem nas aprendizagens dos pequenos. Na próxima semana, darei um exemplo de planejamento de formação brevemente.

E você, já está definindo quais serão os temas da formação no primeiro semestre?

Um abraço, Leninha