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Como viabilizar os grupos de apoio na escola

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
A criação dos grupos de apoio é uma intervenção importante que precisa ser planejada, organizada, acompanhada e avaliada constantemente. (Foto: Manuela Novais)

A criação dos grupos de apoio é uma intervenção importante que precisa ser planejada, organizada, acompanhada e avaliada constantemente. (Foto: Manuela Novais)

Na semana passada, falei sobre a criação dos grupos de apoio na escola. Ao decidir que a escola viabilizará essa estratégia, a equipe gestora precisa criar condições que nortearão o trabalho. Para isso, considero importante levar em conta os seguintes aspectos:

- Critérios de indicação dos alunos: o resultado de uma avaliação diagnóstica pode ser o pontapé para a escolha. Porém, é preciso tomar cuidado com o levantamento dos critérios, para que não haja mais alunos nos grupos do que na sala de aula. Um aspecto que pode auxiliar nesse processo é criar novos instrumentos de avaliação para identificar quem são os alunos que realmente necessitam de apoio.

- Seleção e permanência dos alunos nos grupos: a equipe precisa acompanhar a evolução dos alunos, já que a ideia é que essa ação não seja para sempre.

- Quantidade de grupos de apoio: considerar o número de alunos e de professores da escola.

- Horário de funcionamento dos grupos: é preciso levar em conta a localidade, a necessidade de transporte e a disponibilidade dos alunos. Alguns grupos funcionam no horário escolar, e outros no contra-turno.

- Espaço para as aulas de apoio: deve ser disponibilizado pela equipe gestora.

- Materiais: letras móveis, cartazes com as letras do alfabeto, quadro numérico, calendário, números e outros que sejam necessários devem ser previstos e preparados com antecedência.

- Formação dos professores: a formação deve considerar os conteúdos de necessidade de aprendizagem dos professores em relação à organização dos grupos, ao planejamento das atividades, aos instrumentos de acompanhamento e avaliação dos alunos e às estratégias de ensino.

- Intercâmbio entre os professores dos mesmos alunos: a equipe precisa garantir um horário de reunião entre os educadores para que compartilhem impressões sobre o desenvolvimento dos estudantes.

- Relação das crianças com o espaço: pensar em como convidar os alunos a participar destes grupos. Para isso, deve-se fazer uma reunião com professores e familiares, que precisam ser parceiros da criança nesse processo.

- Levantamento dos conteúdos: uma das questões que norteiam o planejamento é como organizar os alunos de forma a atender suas necessidades de aprendizagem. Em alguns casos, em vez de separá-los por séries, é mais indicado agrupá-los por suas dificuldades: alunos que precisam se alfabetizar; que precisam avançar nas práticas sociais de leitura e escrita; que necessitam do domínio das operações básicas e da resolução de problemas, entre outras.

A criação dos grupos de apoio é uma ação de intervenção importante que precisa ser planejada, organizada, acompanhada e avaliada constantemente. E vocês, que critérios consideram na hora de organizar os grupos de apoio?

Abraços,

Eduarda