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Elaboração de projeções de aprendizagem para um semestre de trabalho

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
O planejamento prévio garante a seleção de estratégias formativas adequadas a cada um dos conteúdos e ao tipo de reunião. (Foto: Manuela Novais)

O planejamento prévio das formações garante a seleção de estratégias formativas adequadas a cada um dos conteúdos e ao tipo de reunião. (Foto: Manuela Novais)

Fazer uma projeção sobre o que se pretende trabalhar ao longo de um semestre nas reuniões de formação pode ajudar o coordenador em muitos aspectos. Em primeiro lugar, contribui para garantir a boa gestão do tempo e a organização dos encontros, que envolve a divisão dos grupos de professores que participam de cada reunião e a articulação das reuniões gerais coletivas com as supervisões por série.

Além disso, o planejamento prévio garante a seleção de estratégias formativas adequadas a cada um dos conteúdos e ao tipo de reunião, a elaboração dos materiais, o estabelecimento de expectativas de aprendizagem para cada etapa do trabalho, a análise dos progressos dos docentes e a reflexão sobre os rumos da formação.

Para identificar as necessidades de aprendizagem da equipe, recorro à memória e aos registros do ano anterior. Esse levantamento é elaborado com base no acompanhamento dos avanços dos professores e nas condições criadas ao longo do processo, levando em conta:

- Os conteúdos trabalhados no ano ou semestre anterior;

- A análise dos progressos dos professores em relação ao início de um semestre de trabalho;

- Os registros elaborados durante os encontros, com base nas observações, nos relatórios e nos planejamentos que os participantes produzem;

- As transformações que ocorreram na prática pedagógica do educador por meio do plano de formação anterior;

- A qualidade da reflexão e do planejamento das atividades que realizam em sala de aula;

- Os resultados das aprendizagens dos alunos;

- As dúvidas e inquietações que surgiram no planejamento de determinado conteúdo;

- A avaliação dos registros dos docentes sobre os conteúdos tratados nas reuniões de formação.

Neste levantamento, utilizo materiais como o plano de formação, que contém os objetivos de aprendizagem para cada semestre, os relatórios sobre as conceitualizações feitas pelos professores que dão pistas sobre os ajustes que devem ser feitos nas formações seguintes e as observações e registros que realizei durante todo o processo. Para organizar as informações obtidas e definir os conteúdos que serão priorizados no semestre, estabeleço alguns critérios:

- As necessidades apontadas pelo grupo de professores;

- A minha avaliação como formadora sobre o que os professores já aprenderam e o que ainda precisam aprender;

- As expectativas para a etapa da formação que os professores estão e a complexidade dos conteúdos abordados;

- A identificação dos temas que podem melhorar a qualidade da aprendizagem das turmas;

- A reflexão sobre os rumos da formação e as correções necessárias.

Após essa análise, organizo os dados e defino os conteúdos que devem ser trabalhados nos horários de trabalho pedagógico coletivo (HTPC), nas supervisões por séries e nas individuais, como na tabela em anexo. E você, como define os assuntos que serão trabalhados no semestre? Compartilhe!

Abraços,

Eduarda