A tematização da prática é uma análise de experiências e situações didáticas de sala de aula que permite uma reflexão sobre as intervenções necessárias no processo de ensino. Considero essa estratégia muito eficaz para que o professor reflita e desenvolva teorias que contribuam com o seu trabalho.
Para exemplificá-la, compartilho um processo formativo realizado com os professores da escola que coordeno. No meu plano de formação, estava definido que iríamos estudar a resolução de problemas matemáticos antes do ensino do algoritmo convencional. O meu objetivo era tematizar a divisão exata, contendo no divisor um número com dois algarismos (Por exemplo: Tenho 750 doces e quero distribuir em caixas onde cabem 25 doces cada. Quantas caixas serão necessárias?). Os docentes sempre resolviam essa situação ensinando o algoritmo convencional, e não consideravam as estratégias adotas pelos seus alunos. Para refletir sobre essa prática, elaborei as seguintes ações:
- Definição da necessidade de aprendizagem do professor após as observações realizadas. Neste caso, a resolução de problemas e as estratégias utilizadas pelas crianças.
- Levantamento de bibliografia sobre o tema: reservo momentos para estudar e seleciono alguns textos que podem ser utilizados na formação.
- Realização do problema em sala de aula: organizamos o planejamento detalhando cada ação e intervenção que poderá ser feita. Elaboramos juntos os materiais necessários e definimos a data da realização da atividade, que é aplicada ao mesmo tempo nas turmas. Nesse processo, os professores me enxergam como uma parceira e entendem que o objetivo é que todo o grupo avance.
- Registro das atividades: durante a aplicação, filmo a aula completa. A filmagem foi algo bem discutido entre os docentes, e, agora, eles ficam confiantes de que isso não servirá para criticar o trabalho desenvolvido, mas como uma reflexão. Escolhi utilizar o vídeo como material de tematização, mas também podem ser usados os planejamentos dos docentes e os registros escritos das aulas com falas de alunos.
- Análise da filmagem: assisto ao vídeo com muita atenção para levantar reflexões e teorias que podem ajudar os professores a criar estratégias mais eficazes de trabalhar a resolução de problemas. Em seguida, me reúno com a professora antes de mostrá-lo para os colegas e planejo com ela os pontos que serão debatidos. Também aproveito a situação para compreender como ela refletiu sobre aquele conteúdo. Nesta filmagem, defini que tematizaria a proposta e as intervenções do docente ao propor que os alunos trabalhassem em grupo para resolver os problemas.
- Pauta da reunião: para tematizar o vídeo com a equipe, planejo uma pauta e coloco algumas questões sobre o tema, antes de ver o vídeo, para que eles antecipem suas reflexões.
- Reunião: depois de assistir à filmagem, retomo as questões propostas antes do vídeo. Assim, os docentes podem identificar os pontos positivos da atividade e estabelecer relações com as suas próprias práticas. Para finalizar, seleciono um texto que trata da resolução de problemas para discutirmos. Após o encontro, proponho que eles realizem novos problemas em sala de aula para aprimorar os conhecimentos adquiridos no processo formativo.
Esse passo a passo nos lembra de como nós, formadores, devemos olhar a prática da sala de aula como um objeto de estudo e reflexão, buscando avanços na aprendizagem das crianças e no desenvolvimento profissional dos educadores. Com processos como este que descrevi, os professores aprendem a pensar sobre o que fazem no dia a dia, ao mesmo tempo em que são levados a conhecer a teoria que embasa os procedimentos utilizados.
E na sua escola, a tematização da prática faz parte da rotina? Quais estratégias você utiliza?
Um abraço,
Eduarda.