Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Sala dos professores: a organização determina a função do espaço

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
Um espaço bem organizado e funcional interfere positivamente no trabalho que é realizado nele (Foto: Gabriela Portilho)

Um espaço bem organizado e funcional interfere positivamente no trabalho que é realizado nele (Foto: Gabriela Portilho)

A organização do espaço é determinante no uso que fazemos dele. Um ambiente pode, por exemplo, convidar à introspecção ou favorecer o intercâmbio entre as pessoas. Por isso, levantar essa discussão na escola é muito importante.

Há algum tempo, formei vários grupos de trabalho entre funcionários, professores e estagiários para repensar os diferentes ambientes da instituição. No início do ano letivo, havíamos passado por uma reforma e estava tudo fora de ordem.

Um dos grupos ficou responsável pela organização da sala dos professores, onde os profissionais se encontram para planejar as aulas e trocar experiências. Ele fez diversas intervenções muito interessantes que impactaram bastante no uso da sala ali em diante.

A transformação do ambiente

Primeiramente, os docentes tiraram tudo dos armários para verificar o que era utilizado de fato, o que poderia ser doado e o que deveria ser reciclado. Depois disso, os jogos e materiais como pinceis, fantoches e miniaturas foram classificados e organizados em caixas de plástico, madeira ou papelão e colocados de volta nos armários, de maneira que ficassem bem visíveis e com fácil acesso. Os livros de literatura infantil também foram identificados e postos em caixas sobre os armários, divididas por temas ou gêneros, como contos de fada, histórias sobre animais, poemas etc.

A grande mesa de trabalho foi trocada por três mesas menores. Separadas, elas poderiam ser usadas no momento de grupos de trabalho e, juntas, para uma reunião coletiva (veja nas fotos abaixo). Para finalizar, os professores reorganizaram o mural, deixando apenas os avisos que realmente eram necessários. O ambiente ficou mais alegre e agradável quando eles confeccionaram bordas coloridas para o mural e para o quadro branco e providenciaram dois vasinhos de flores da mesma cor.

Formação Professores março 2012 003Formação Professores março 2012 006

O resultado

Depois de todas essas mudanças, os professores passaram a utilizar muito mais os materiais e ampliaram o uso de diferentes livros, já que ficou muito mais fácil acessá-los e todos sabiam o que estava disponível no local. Certamente, foi após a reorganização que passamos a ter mais clareza de que a sala dos professores é um espaço pedagógico, de trabalho e de interação. Portanto, se queremos que esse ambiente interfira e apoie positivamente a prática do professor, precisamos configurá-lo para isso. Na edição de abril/maio da revista GESTÃO ESCOLAR (clique aqui para ver), vocês vão encontrar um vídeo que gravei ajudando uma escola nessa missão. Fui até a EMEI Professora Maria Eugenia Da Silva Ayello Faria e trabalhei junto com a diretora Kátia Miranda de Paula e a coordenadora Sandra Regina de Souza Braga. Fizemos várias mudanças interessantes por lá.

E na sua escola, a sala dos professores está sendo acolhedora e atendendo às necessidades do grupo?

Um abraço, Leninha Ruiz