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Use os resultados das avaliações externas como tema de formação

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
É preciso multiplicar os espaços de diálogo na escola e pensar sobre como os resultados das avaliações podem gerar novas e criativas práticas pedagógicas. (Foto: Shutterstock)

É preciso multiplicar os espaços de diálogo na escola e pensar sobre como os resultados das avaliações podem gerar novas e criativas práticas pedagógicas. (Foto: Shutterstock)

As avaliações externas precisam fazer parte das reflexões em busca da melhoria da Educação brasileira. Ao mesmo tempo em que as escolas buscam alcançar patamares mais altos de desempenho, elas não podem esquecer o direito do estudante a uma Educação de qualidade, justa e inclusiva. Para refletir sobre esse tema, é preciso multiplicar os espaços de diálogo na escola e pensar sobre como os resultados podem gerar novas e criativas práticas pedagógicas.

Para criar mudanças com base na análise dos resultados de uma avaliação externa, é necessário que a comunidade escolar tome conhecimento da importância e da abrangência desse processo avaliativo. Nesse sentido, é essencial a participação de todos nos momentos de estudo, já que as avaliações nos revelam aspectos relacionados com a gestão escolar, o papel do professor e do coordenador, o planejamento das ações pedagógicas, o retrato das aprendizagens e das necessidades das crianças e a formação continuada na escola.

Como coordenadores pedagógicos, devemos pensar junto com a equipe gestora sobre aspectos da organização interna da escola, como a estruturação do currículo e a criação de condições adequadas ao trabalho docente. Para isso, precisamos oferecer as estruturas necessárias para que a escola fortaleça suas ações em busca da melhoria na qualidade de ensino, e isso envolve a discussão sobre as avaliações. De forma a incluir essa questão no plano de formação, sugiro algumas práticas que realizo na escola em que trabalho:

1) Comunicar a equipe escolar que será feita uma reflexão sobre o resultado das avaliações internas e externas da escola e agendar uma data para a reunião sobre esse tema.

2) Providenciar com antecedência os materiais que poderão ser utilizados: resultados da escola, gráficos de rendimentos das turmas, planos de intervenções elaborados no ano anterior, textos para estudos e matrizes de referência.

3) Estudar a matriz de referência pelas quais os alunos são avaliados. O objetivo é conhecer o sistema de avaliação realizado e diagnosticar o conhecimento dos participantes.

4) Em um encontro preliminar, propor uma reflexão com os professores sobre a diferença entre matriz de referência e matriz curricular. A matriz de referência é um recorte da matriz curricular, que é mais ampla e serve como fonte para a elaboração da primeira.

5) Analisar o resultado da escola nas avaliações externas e comparar com os dados das avaliações internas. Esse deve ser um momento de muita reflexão e pode ser realizado pelo professor antes do encontro de formação. Para isso, o coordenador pode organizar um roteiro com itens para facilitar o registro das observações (documento anexo). No dia da reunião, o docente deverá trazer a sua análise e socializar suas considerações. Esta atividade também pode ser feita em duplas.

6) Após a discussão, propor algumas questões para a equipe:

- O que nos revelam os resultados destas avaliações?

- Os resultados podem ser utilizados para a melhoria da Educação em nossa escola?

- Que ações podemos desencadear em busca da melhoria da aprendizagem dos alunos?

7) Ouvir a equipe e registrar as opiniões expostas.  Com base nelas, elaborar um plano de intervenção possível de ser aplicado.

O plano de intervenção deve ser elaborado de acordo com a realidade da escola, com ações que a equipe possa realizar sem depender muito de colaborações externas. Nosso papel é acompanhar o desenvolvimento desse plano, dando subsídios para os docentes por meio da formação continuada. Outro aspecto importante é a parceria com a gestão da escola para garantir bons resultados na aplicação das propostas.

E vocês, já realizaram análises das avaliações externas com a equipe docente? Compartilhem!

Abraços,

Eduarda