As atividades artísticas são tão importantes quanto as outras disciplinas curriculares e não podem ser vistas apenas como um passatempo. É papel dos educadores desenvolver nos alunos o conhecimento de mundo através das artes, conduzindo cada um deles a conhecer as suas limitações e a explorar as suas potencialidades.
Ao lado da leitura e da escrita, o desenvolvimento da expressão visual é uma necessidade e um direito porque prepara a criança para as práticas sociais. Desenvolver capacidades com base no olhar e refletir sobre as imagens deve ser um compromisso da escola, dando possibilidade para que os estudantes se apropriem de procedimentos, criem e reconheçam significados nas suas produções e na arte das mais diversas culturas.
Para que isso aconteça, o educador precisa garantir condições para que os alunos apreciem obras variadas e tenham experiências significativas com diferentes tipos de materiais. No entanto, muitos docentes possuem dificuldades em planejar sequências didáticas nessa área e justificam que não conseguem organizar as atividades sozinhos.
Nessa perspectiva, ajudar o professor na organização da rotina de Arte é o nosso papel como coordenadores pedagógicos. Ao mesmo tempo, é importante elaborar junto com ele um plano de formação dos conteúdos e propostas que envolvem esse tema. Proponho, então, algumas ações que podem ser desenvolvidas para superar esses desafios:
- Identificar a rotina de Arte de cada professor e verificar se todas as modalidades estão sendo contempladas;
- Observar como cada docente desenvolve o trabalho nessa área, com qual regularidade e quais materiais utiliza para diversificar as atividades;
- Diagnosticar o que os professores sabem sobre os conteúdos envolvidos e, assim, propor planos de formação e momentos de estudo para suprir essas necessidades e garantir um trabalho com autonomia;
- Ajudar o docente a planejar atividades semanais de Arte, que podem estar organizadas em sequências didáticas ou em uma atividade pontual;
- Selecionar bons artistas e propor atividades e releituras com base na apreciação de suas obras. Com isso, o professor poderá ampliar as referências apresentadas aos alunos;
- Organizar uma exposição dos materiais criados pelos alunos para valorizar as produções;
- Realizar oficinas para que os educadores experimentem materiais diversificados e ampliem seus horizontes.
O coordenador precisa estimular a equipe docente a refletir sobre as suas práticas, planejar em parceria e vivenciar atividades que podem ser aplicadas em sala. Isso é importante para que o educador tenha segurança na escolha dos conteúdos e trace objetivos definidos para suas aulas. Mesmo que não tenhamos muita experiência com as atividades artísticas, é nosso papel como parceiro do professor ajudá-lo a experimentar, planejar, selecionar materiais, apreciar e ousar em suas propostas didáticas.
E vocês, como ajudam os docentes a planejar as atividades de Arte em sala de aula?
Um abraço,
Eduarda