O coordenador pedagógico tem uma função essencial no planejamento escolar como articulador do diálogo e mediador das práticas pedagógicas. Por isso, ele deve estar atento às transformações que ocorrem no dia a dia, estabelecendo vínculos com a equipe. A ação educativa precisa envolver os demais sujeitos escolares e ser acompanhada pelo coordenador de forma interativa, por meio da observação da prática e dos momentos de estudo e reflexão.
Na escola em que coordeno, as relações interpessoais são estreitadas durante o processo de elaboração, implementação e avaliação do projeto político pedagógico (PPP). Considerando que a instituição de ensino é um espaço de cultura e interação social, procuro envolver nesse processo valores e atitudes de justiça, tolerância e democracia, o que contribui com a qualidade do diálogo e da parceria entre os educadores.
Para trazer segurança e qualidade para o ensino, os professores precisam ser envolvidos na construção coletiva do PPP, já que os planos de trabalho docente e as estratégias utilizadas em sala de aula devem estar afinados com as metas de aprendizagem estabelecidas pelo projeto.
Para incentivar, investigar e viabilizar a participação docente em todas as etapas da elaboração, procuro estar sempre aberta ao diálogo. Isso sem deixar de exercer a liderança para garantir, ao mesmo tempo, espaço para criatividade e para o cumprimento das diretrizes estabelecidas pela escola. Ao promover a articulação da equipe em torno do PPP e estabelecer conexões com a prática, o coordenador assume um papel central no planejamento escolar.
Além de definir os princípios da escola, também é muito importante planejar as atividades junto com os docentes. Aqui, faço isso numa periodicidade bimestral. Dessa forma, refletimos sobre os objetivos gerais e definimos a maneira de articular os planos de ensino com a sala de aula. Paralelamente, elaboro o meu plano de trabalho para a formação dos professores com base nas necessidades da equipe. Meu foco é o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem e a sistematização de demandas específicas, levando em conta a diversidade cultural, a concepção pedagógica da escola e a sua identidade institucional.
Com base nesse acompanhamento, procuro dar retorno aos professores e à gestão, contribuindo para a transformação da escola numa organização que aprende. Como educadora, devo estar atenta ao caráter pedagógico das relações e, para isso, necessito criar um espaço para a ressignificação do conhecimento e o resgate da autonomia docente, sem distanciá-lo assim do trabalho coletivo.
E vocês, como participam da construção do projeto político pedagógico da escola?
Abraços,