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Projeto Institucional: Leitura, janela para o mundo

POR:
GESTÃO ESCOLAR

Objetivo geral 
Incentivar a comunidade a ler textos literários. 
 
Objetivos específicos 

  • Para a direção Criar condições institucionais de fomento à leitura para alunos, professores, funcionários e comunidade. 
  • Para a coordenação pedagógica Incentivar a leitura literária pelo professor de modo a contribuir para sua formação pessoal e na prática de sala de aula.
  • Para os professores Ampliar o repertório de histórias e autores, desenvolver o hábito de ler por prazer e aprimorar comportamentos leitores.
  • Para os funcionários e a comunidade Ampliar o repertório de histórias e autores, incentivar a leitura por prazer e facilitar o acesso à biblioteca.  

Conteúdos 

  • Administrativo Fluxo de aquisição e empréstimo de livros, controle do acesso à escola para que a comunidade possa visitar a biblioteca. 
  • Pedagógico Desenvolver estratégias para a formação do professor como leitor literário durante e após os encontros de formação continuada.
  • Espaço Organização da biblioteca.
  • Equipe Formação de leitores de textos literários.

Tempo estimado
O ano todo.

Material necessário

  • Livros literários.
  • Cartolinas para fazer os painéis com as indicações de leitura.

Desenvolvimento
1ª etapa Elaboração do projeto
Discuta com os professores e coordenadores as ações necessárias para ampliar a formação de leitores. Levante sugestões e planeje com eles um cronograma das ações a ser desenvolvidas. Peça que todos os funcionários façam uma carteirinha na biblioteca da escola.

2ª etapa Diretor como exemplo
Comece o projeto pelas reuniões de equipe, reservando um período para você ler um poema ou um conto no início de cada uma. Prepare-se estudando o texto, pesquisando sobre o autor e o contexto no qual a obra foi escrita. Isso ajudará na hora de apresentar o livro, explicar o motivo da escolha e debater. Ao longo do ano, proponha um rodízio para que todos assumam o papel de leitor e compartilhem seus autores prediletos.

3ª etapa Sessões simultâneas
Organize sessões simultâneas de leitura. Elas devem ocorrer ao mesmo tempo em espaços diferentes, com a seleção de livros de qualidade de acordo com a faixa etária dos alunos e as etapas de ensino que a escola oferece. Faça um cronograma com os educadores que farão as leituras. Cada professor ou gestor deve ler e estudar o texto a ser lido e produzir e revisar a sinopse, que integrará um painel com informações sobre as salas onde as leituras acontecerão, o nome do leitor e o título da obra. Ofereça no mínimo três opções. No dia da sessão, oriente os alunos a ler as indicações e escolher qual história querem ouvir. No fim, reúna os estudantes para que eles compartilhem com os colegas a experiência. Garanta a presença de professores para mediar essas discussões.

4ª etapa Sessões com os pais
Periodicamente, chame os familiares dos alunos para participar das simultâneas. Aproveite as datas comemorativas e reserve alguns minutos para ler e discutir um texto literário - o leitor pode ser um educador ou aluno. Ajude-o a se preparar indicando pesquisas sobre a obra. No dia, ele deve apresentá-la ao público falando sobre o autor, o contexto em que ela foi escrita e o motivo da escolha. Depois da sessão, convide os pais a visitar a biblioteca e a retirar livros. Deixe claro que isso pode ser feito a qualquer momento durante o ano. Explique os prazos de devolução, os horários de funcionamento da biblioteca e a forma como os livros estão organizados nas prateleiras.

5ª etapa Na sala de aula
Junto com os professores, organize o cronograma das aulas de modo a garantir que cada turma tenha um horário semanal de visita à biblioteca ou sala de leitura, orientando o responsável a registrar os empréstimos, a catalogar as obras e a buscar atualizar o acervo constantemente.

6ª etapa Leitura individual
Faça o cronograma anual para que uma vez por mês toda a escola pare por 30 minutos para ler títulos de livre escolha. Nessa ocasião, disponibilize uma grande variedade de livros em espaços como a sala de aula, o pátio, a cantina, a quadra de esportes, a sala dos professores etc. Os ambientes devem estar preparados para receber os alunos com livros e lugares para sentar.

7ª etapa Ler em voz alta para a comunidade
Uma vez no ano, organize a saída dos alunos às residências ou locais de trabalho da comunidade. Contate antes o responsável pelo local (chefe da família ou o empresário) para pedir autorização e agendar dia e hora. Diga o nome de quem irá, quanto tempo a turma ficará e conte o que vai acontecer. É preciso que um professor acompanhe o grupo formado por quatro ou cinco jovens, no máximo. A preparação deles se dará em sala de aula, seguindo os mesmos procedimentos usados com os leitores das sessões simultâneas.

Avaliação 
Ouça pais, alunos, professores e profissionais de apoio sobre os livros com os quais tiveram contato ao longo do ano, os que mais gostaram e quais indicariam aos amigos. Verifique se aumentou o número de visitantes e de empréstimos na biblioteca. Faça uma pesquisa para saber quais títulos o público gostaria de ler e que a escola ainda não possui. Peça sugestões para aperfeiçoar as ações no ano seguinte.