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Estimule a troca de experiências entre professores novatos e experientes

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
É imprescindível estabelecer vínculos na equipe, potencializar os talentos e conhecimentos do grupo e favorecer o diálogo. (Foto: Shutterstock)

É imprescindível estabelecer vínculos na equipe, potencializar os talentos e conhecimentos do grupo e favorecer o diálogo. (Foto: Shutterstock)

Articulador do projeto pedagógico, formador do corpo docente, transformador do ambiente escolar. O coordenador pedagógico se assemelha a um regente: conduz a orquestra com gestos claros e promove um sentimento de união entre os membros do grupo. Esse trabalho está baseado na interlocução entre as necessidades da comunidade que a escola atende, as necessidades formativas dos professores e as exigências do currículo.

No início de cada semestre letivo, muitos coordenadores se deparam com uma equipe de docentes com diferentes níveis de conhecimentos em relação ao conteúdo e às estratégias metodológicas. É preciso lidar muitas vezes com professores novatos, tanto aqueles iniciantes na carreira quanto aqueles que vieram de outra instituição ou série.  No post da semana passada, tratei sobre como fazer a recepção a esses profissionais. Hoje vamos avançar mais um pouco: como garantir uma formação que atenda a todos?

Desconsiderar os iniciantes e pensar somente nos professores experientes, dando continuidade ao plano de formação estabelecido no ano anterior, pode trazer um desequilíbrio na equipe e prejudicar a aprendizagem dos alunos.

Ao perceber esse desafio com alguns colegas da rede em que atuo, resolvemos colocar o tema em discussão. Sabíamos que precisávamos dar continuidade ao processo formativo da rede e, portanto, nosso foco foi pensar nas estratégias que deveriam ser utilizadas para não prejudicar a aprendizagem e as metas estabelecidas no PPP. Definimos que era imprescindível estabelecer vínculos na equipe, potencializar os talentos e conhecimentos do grupo e favorecer o diálogo. Além disso, elaboramos algumas ações que poderiam ajudar nessa integração:

Formação de grupos de estudos: para incentivar a troca de ideias e o compartilhamento de saberes, organizamos grupos de estudos com os experientes e os iniciantes que atuavam na mesma série.

Tematização de boas práticas: durante as reuniões de formação, tematizamos situações didáticas aplicadas em sala de aula por um professor. Buscar ideias na prática do outro com base na análise de aulas documentadas em vídeo é um importante instrumento de reflexão para quem está começando.

Planejamento em parceria: alguns trabalhos e atividades podem ser planejados em parceria, em que os docentes poderão compartilhar dúvidas, ideias e dificuldades. Esse tipo de trabalho diminui a insegurança do novato, potencializa suas habilidades e permite a ampliação dos conhecimentos.

Observação na sala de aula: após um planejamento coletivo, o iniciante pode atuar como observador da atuação de um parceiro experiente para criar referências. Nesse processo, o papel do professor mais antigo é determinante para o domínio dos procedimentos, já que seu trabalho será visto como modelo de referência e reflexão para o aprendiz.

Banco de experiências:  com base em uma documentação organizada de boas práticas, elaborada pelo coordenador ou até por um professor, o iniciante poderá ter boas referências de planejamento, projetos realizados e formas de avaliação que servirão como apoio neste momento inicial.

Na escola em que trabalho, essas estratégias contribuíram muito com a formação da equipe e garantiram avanços consideráveis na aprendizagem de todos os docentes. E vocês, como estabelecem o diálogo entre professores novatos e experientes?

Abraços,

Eduarda