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A apreciação de obras de Arte pode começar com os pequenos

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
Crianças apreciam a

Minha sobrinha Mel, com 5 anos, aprecia a “Guernica”, do pintor espanhol Pablo Picasso (1881-1973), com colegas (Foto: Arquivo Pessoal/Leninha Ruiz)

Minha sobrinha tem 11 anos e está eufórica porque vai visitar a Pinacoteca do Estado de São Paulo, importante museu de Arte na capital paulista. Na vida dela, gostar de ir a museus e apreciar obras de Arte é algo natural, uma vez que, desde o início da escolaridade, essas ações foram uma constante.

Atividades como essa dão oportunidade às crianças de se encantar, ter noções de estética, ampliar a cultura, conhecer diferentes estilos artísticos e analisar os elementos da linguagem visual, como forma, linha, ponto, cor, luz e textura. Os pequenos possuem um olhar despido de preconceitos, são curiosos e adoram a brincadeira de reconhecer formas, figuras e inventar as intencionalidades do artista. Por todas essas razões, acredito que o trabalho com a apreciação das obras deve acontecer desde muito cedo na Educação Infantil. Essas atividades podem fazer parte de sequências ou projetos do eixo de Arte ou de outro, como o de Natureza e Sociedade. Neste caso, os pequenos podem observar obras que retratam a vida nos castelos, as flores, a vegetação, as paisagens ou os animais.

Cabe ao professor planejar esses momentos, selecionando previamente as obras que serão utilizadas e fazendo perguntas para instigar a observação, a descoberta e o interesse das crianças. As respostas devem ser acolhidas e a discussão fomentada com perguntas como “O que você gosta nessa obra?”, “Como é a roupa das pessoas?”, “Que cores foram utilizadas?”, “Como o artista conseguiu tantas cores diferentes?”. Essas questões ajudarão os pequenos a realizar uma observação apurada e a descrever e verbalizar as impressões que tiveram.

O importante é ter em mente que a criança é a figura principal dessa atividade e o professor atua como facilitador e integrador das falas de cada aluno, sem fazer pareceres descritivos e definidores da obra.  O objetivo é que os pequenos aprimorem a interpretação na conversa com colegas e também com base nas informações dadas pelo docente, como quem é o artista e em que época ele pintou o quadro.

Lembre-se de que, ao propor a leitura de imagens, é imprescindível organizar as crianças de maneira que todas possam estar bem próximas da reprodução da obra. Para isso, é interessante fazer grupos pequenos e circular entre eles.

E na escola em que vocês trabalham, a apreciação de obras de Arte é uma constante? Compartilhem conosco!

Um abraço, Leninha