Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

O que é ser professor nos dias atuais

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

Eduarda com a equipe de professores da sua escola. Foto: Manuela Novais

Eu sempre digo que foi o magistério que veio atrás de mim. Quando era criança, as meninas brincavam de ser mãe ou professora. Comigo não era diferente. Eu sentava com as bonecas, escrevia no quadro, copiava os textos no caderno de cada uma delas, fazia os exercícios e depois corrigia as respostas. Outras vezes a aluna era uma colega. Naquela época, imitava minha mãe, que também era professora.

Cresci e bem que tentei fugir, mas a brincadeira virou realidade e sou professora. Iniciei minha carreira dando aulas particulares para pagar a faculdade de Pedagogia. Assim que me formei, comecei a lecionar e, desde então, observo as transformações que vem ocorrendo na minha profissão. Sei o quanto preciso estar atualizada, comprometida e buscando parcerias sempre.

Os avanços tecnológicos e as freqüentes e intensas mudanças acarretaram impactos no âmbito educacional, no qual se viu o nascimento de um novo papel de professor, mais acessível e comprometido com o aprendizado. Mas, no entanto, apesar dos discursos, o cenário político ainda não priorizou como deveria a Educação, oferecendo condições que promovam a formação contínua deste profissional e valorizem sua missão.

Ser professor hoje é uma tarefa bem difícil, mas prazerosa, pois ele precisa se dedicar, e muito, aos estudos, à pesquisa, ao seu desenvolvimento profissional e aos seus alunos. Como mediador da aprendizagem, participa ativamente do processo de aprender, incentivando a busca de novos saberes, sendo detentor de senso crítico, conhecendo profundamente o campo do saber que pretende ensinar, além de ser capaz de produzir novos conhecimentos, por meio da realidade que o cerca. Ufa, quanta coisa. Mas não é tudo. Do docente também se espera paciência, criatividade, humildade, carisma, saber lidar com público etc.

A relação de autoridade entre professor e aluno, que antes permeava o ambiente educacional, deixou de existir. O docente passa a ser reconhecido e respeitado por aquilo que sabe e por como consegue fazer com que o estudante aprenda. É um profissional mais próximo do estudante, enxergando-o em sua integralidade, levando em consideração seus traços como pessoa. Esta valorização do humano deixou a prática educacional com mais significado, pois o professor passa a olhar para seus alunos como indivíduos com necessidades diferentes e particulares. O docente tem que desenvolver em si próprio o olhar integral e humano para educar, além de ser um bom conhecedor do conteúdo programático e das práticas pedagógicas.

Também sou coordenadora e percebo que os professores de hoje enfrentam muitos desafios, mas em geral buscam uma boa relação com o coordenador pedagógico. Este profissional torna-se parceiro quando faz da observação cotidiana um meio para identificar as necessidades dos docentes e articular sua formação. Quando, portanto, o orienta e atua como um elo entre o projeto escolar e os conteúdos programáticos.

Por isso considero como minhas funções enquanto coordenadora: acompanhar o professor em suas atividades de planejamento, metodologias e avaliação; fornecer subsídios que o permita se atualizar e aperfeiçoar constantemente em relação ao exercício profissional por meio de uma formação continuada; promover estudos, reuniões no sentido de melhorar o processo educativo; estimular o docente a desenvolver com entusiasmo suas atividades, procurando auxiliá-lo na prevenção e na solução de problemas; ajudá-lo a diagnosticar os saberes dos alunos e identificar quais conteúdos devem ser trabalhados; cuidar e valorizar a prática deste profissional.

Ser um professor hoje é ser protagonista do ensino. É renovar e interagir com os alunos, pois sem isso o processo de aprendizagem não é otimizado. Quanto melhor for o desempenho do docente, melhor será o desempenho do estudante. E ser coordenador é ser parceiro. É considerar que seu papel é contribuir para a busca do docente por aprimorar a qualidade do ensino.

Parabéns, professores! Profissionais que devem ser valorizados e que merecem lugar de destaque. E não apenas no dia 15 de outubro.

E vocês o que pensam sobre o avanço desta profissão?

Abraços,

Eduarda