São as últimas semanas do ano e toda escola está a mil por hora. É tempo de finalizar os relatórios de avaliação dos alunos, fechar os projetos, preparar a última reunião de pais e viabilizar várias ações para 2016. Haja planejamento!
Entre as várias instâncias de avaliação e encaminhamentos, vou destacar duas ações bem importantes que precisam acontecer no final deste ano com vistas para o próximo. A primeira é a avaliação reflexiva sobre os diferentes projetos, programas ou planos de ação de 2015. A segunda diz respeito aos possíveis encaminhamentos para 2016.
Envolva a comunidade na avaliação
É fundamental que ocorra a avaliação de todo o projeto pedagógico antes que o ano termine. Isso porque não podemos garantir que, no ano seguinte, todo o coletivo de profissionais que participou da elaboração e da execução dele ainda trabalhe na escola ou que os docentes se lembrem de tudo o que aconteceu depois do recesso. Acredito que esse grupo tem o direito e o dever de apontar o que foi bom e deve permanecer e o que precisa ser melhorado para o próximo ano.
Para ter um panorama mais completo sobre o que fica e o deve ser revisto, é importante envolver toda a comunidade, de funcionários a pais de alunos, na avaliação. Todos esses atores poderão contribuir com diversos pontos de vista e conforme a área de atuação. Vou dar um exemplo para ficar mais claro. Uma vez, ao avaliar a Feira Cultural da escola, o grupo de funcionários explicitou o quanto ficou complicado entender qual seria o papel de cada um no dia do evento, já que não participaram das decisões. Eles disseram que foram apenas comunicados e, no dia da feira, foram solicitados para situações que, embora simples, não estavam acostumados a fazer, como ajudar no controle de entrada e saída de uma instalação da turma de 4 anos. Com base nos comentários dele, as equipes gestora e docente passaram a incluí-los no planejamento do evento nos anos seguintes, o que fez a maior diferença para que tudo ocorresse bem.
Alguns combinados institucionais também precisam ser avaliados por todos, como a logística de entrada e saída das crianças, os momentos de lanche ou refeição, o uso do parque e dos diferentes espaços pelas turmas, os momentos mais adequados para a limpeza da sala no período de aula e muitos outros.
Destaco que é essencial registrar a avaliação de cada um dos itens (veja aqui um modelo), pois isso servirá de referência durante o planejamento do ano seguinte.
Reúna as famílias dos alunos novos
Entre os vários encaminhamentos para o próximo ano, está a reunião com os pais dos novos alunos. Na rede pública, as famílias não costumam escolher a escola, pois as crianças devem ser matriculadas na instituição mais próxima de casa. Por isso, muitas vezes a expectativa do papel da escola é diferente da realidade. Já houve casos, por exemplo, de mães que fizeram um abaixo assinado para que houvesse formatura para a turma do último ano da Educação Infantil. Outra vez, uma família queria fazer uma festa de aniversário na sala de aula e trazer vários convidados, como pais, avós, tios e primos.Todas essas situações ocorreram porque as famílias desconheciam a concepção da escola enquanto instituição.
Para evitar ocorrências como essas, uma boa opção é chamar os pais novatos para uma reunião de acolhimento e apresentação da proposta pedagógica e dos combinados a respeito da participação delas na adaptação da criança, no dia a dia e nos eventos. Entre os itens abordados, podem estar questões como se a criança poderá ou não levar seu lanche, o que é servido na escola e como se comemora os aniversários. Aconselho vocês a entregar um folheto explicitando com clareza cada um desses aspectos.
Você tem alguma sugestão do que precisa acontecer ainda neste final de ano nas escolas de Educação Infantil? Compartilhe conosco.
Abraços, Leninha