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Por que avaliar o desempenho dos professores no fim do ano?

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
Duas professoras conversam na biblioteca (Foto: Shutterstock/Monkey Business Images)

Uma das fases da avaliação dos professores no final do ano é marcar uma conversa para ouvi-lo e reconhecer o trabalho feito ao longo do ano (Shutterstock/Monkey Business Images)

Se há algo intrínseco à escola é o termo avaliação. Ainda que na Educação Infantil ele tenha uma dimensão muito menor do que em outras etapas (ufa!), são muitos os aspectos a serem analisados e redirecionados, adequados e melhorados nas mais variadas instâncias da instituição. Um deles é o desempenho dos professores.

Cabe à equipe gestora acompanhar, auxiliar e orientar o docente ao longo de todo ano, pois, dessa forma, as adequações, pequenas ou grandes, acontecerão ainda durante o processo e possibilitarão a qualificação do ensino e a garantia da aprendizagem. Também é desejado que se instaure um ambiente escolar de contínuo aperfeiçoamento tanto na qualidade educacional como nas relações de convivência harmoniosa entre todos.

Por que, então, insistimos em ter um período de avaliação docente no final do ano? A meu ver, esse momento de encerramento de um ciclo é bastante propício para efetuar um balanço geral de tudo, estabelecer metas e reconhecer o trabalho de cada profissional.

Costumo fazer essa avaliação em três fases: autoavaliação, elaboração da devolutiva pela equipe gestora e momento de conversa com o professor.

O primeiro passo é elaborar um documento com alguns itens que ajude o docente a direcionar suas reflexões e análises a respeito do seu papel em sala de aula, nos planejamentos, nas parcerias com colegas, no relacionamento e na interação com toda a comunidade escolar. É recomendável dar o impresso para o grupo já estabelecendo um prazo de entrega.

Os gestores devem ler e analisar cada autoavaliação e, na sequência, elaborar uma devolutiva por escrito para cada professor (veja aqui um exemplo). Uma via é entregue ao docente e outra é arquivada na escola. A última fase é agendar um horário, cerca de 30 minutos com cada profissional, para ouvi-lo e poder conversar sobre a avaliação.

Como já disse, ao longo dos meses acontece um acompanhamento do professor, que já recebeu sugestões de ajustes. Então, este momento do ano deve ser reservado para elogiar e reconhecer o empenho de cada membro da equipe. É claro que outros elogios foram feitos durante o ano letivo, mas a diferença é que, agora, eles serão registrados.

E quando não é o caso de elogiar?  Infelizmente, algumas vezes, trabalhamos com pessoas que não se empenharam no seu trabalho, são relapsas e nada profissionais. Nesses casos, cabe à equipe gestora fazer relatórios, deixar claro para a pessoa que ela não atuou como deveria, registrar os fatos e encaminhar para outras instâncias, como a secretaria de Educação.

Na escola em que você trabalha é feita uma devolutiva para cada professor? Como ocorre a avaliação no final do ano?

Um abraço, Leninha