Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Confraternização na escola: incluir a todos e fortalecer os vínculos

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
Em roda, pessoas dão as mãos (Foto: Shutterstock/Rawpixel.com)

No final do ano, aproveite para conversar e interagir com todos e fortalecer os vínculos (Foto: Shutterstock/Rawpixel.com)

E lá se foi mais um ano letivo… Foram muitas conquistas, desafios, contratempos, estudos, reflexões, planejamentos e organizações. Muito trabalho! Mas, antes de fechar a escola e aproveitar o recesso ou as férias, é bacana reunir a equipe escolar para uma confraternização merecida.

Em algumas instituições, essa festa é bem esperada por todos e já existe uma tradição de local e formato para o evento. Em outras, o plano muda a cada ano. Mas, de qualquer maneira, o importante é que existe um movimento de boa convivência, de querer encerrar o ano positivamente junto com os colegas, incluindo desde os que se veem frequentemente até os que se encontram esporadicamente.

Acredito que a equipe gestora é bastante responsável pelo sucesso dessa confraternização e deve tomar a frente no planejamento dela. Afinal, se houve um investimento para que a convivência entre todos os funcionários e professores fosse de parceria e respeito, isso se tornará visível nesse momento de finalização.

Além disso, no dia da festa, temos a oportunidade de conversar e interagir com mais tempo e tranquilidade com todos, sentar junto com aquele grupinho de professores ou funcionários para rir juntos, sem a preocupação de seguir uma pauta ou ter horário para acabar a conversa. Tem coisa melhor?

Mas devo lembrar que, nesse dia, em hipótese alguma, vale querer resolver algo pendente ou passar orientações ou lembretes. Faça tudo isso antes, pois, no dia da confraternização, todos precisam estar tranquilos e festejando, inclusive a equipe gestora.

A escola onde você trabalha já está no clima de festa e encerramento do ano? Quais são os planos?

Um abraço, Leninha