Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Antes de sonhar com as férias, tome providências para 2016

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
Prancheta com check-list (Ilustração: Fábio Mangabeira)

Para sair de férias sem preocupações, coloque um ponto final em questões como organização das salas de aula e definição o horário da primeira reunião do próximo ano (Foto: Fábio mangabeira)

Já dá para contar nos dedos os dias para o recesso escolar e, a cada dia que passa, sonho mais com as merecidas férias. Mas, antes de aproveitá-las, precisamos colocar um ponto final em algumas questões. Para simplificar, fiz um check-list do que considero importante fazer ainda neste ano para facilitar nosso retorno no início do próximo.

Nas salas de aula, as professoras já sabem que precisam retirar tudo de dentro dos armários para reorganizar, listar o que tem em cada prateleira, jogar fora todo material (brinquedo, papéis, lápis etc.) que não seja possível reaproveitar e deixar os murais vazios.

Na sala dos professores, vamos verificar se todos os livros foram devolvidos às estantes corretas,  buscar o que estão faltando, separar livros de literatura daqueles de pesquisa e retirar os materiais de uso comum para limpeza e reorganização. Também é importante deixar todos os quadros de avisos vazios para que sejam renovados no início do ano.

Nos arquivos da coordenação, o trabalho é ainda maior. A principal atividade será organizar as pastas de cada área, deixando apenas o que pode ser utilizado no próximo ano. Ao longo dos meses, juntamos muito papéis com anotações, circulares ou informativos que não precisam ser arquivados. O destino deles é o lixo ou a caixa de folhas de rascunho.

Também é bom tomar algumas providências, como definir o horário e planejar a primeira reunião do próximo ano e combinar com a direção quem entrará em contato com os professores para comunicá-los e se ofereceremos um café nesse dia ou se pediremos a colaboração para fazer um lanche coletivo. A pauta desse primeiro encontro é muito importante, pois como acolhemos e combinamos o funcionamento do dia a dia da escola pode ser determinante para o sucesso do projeto pedagógico. Por ora, vamos apenas combinar que ela será elaborada no primeiro dia de retorno da equipe gestora.

Por fim, tenho um lembrete para as férias: descanse mesmo! Deixe para se preocupar com a escola apenas no retorno. Eu já tenho alguns planos, que envolvem ler um livro que ganhei no amigo secreto, fazer maratona de seriados e, se possível, caminhar descalça na área da praia. Já estou sonhando acordada!

Que as suas férias sejam muito boas!

Um abraço, Leninha