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Assumindo a coordenação pedagógica numa nova escola

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
Leninha Ruiz conversa com professoras em reunião (Foto: Gabriela Portilho)

O primeiro passo ao assumir a coordenação de uma nova escola é escutar atentamente o que a equipe tem a dizer sobre o trabalho e as expectativas (Foto: Gabriela Portilho)

Ano novo, energias renovadas e um desafio à frente: assumir o cargo de coordenador pedagógico pela primeira vez ou em outra escola.

Se for a primeira vez que o professor se propõe a ser o articulador do processo de ensino e de aprendizagem, ele certamente sabe que seu papel, de agora em diante, será prioritariamente junto aos profissionais que atuam com as crianças. E isso é bem diferente da sala de aula. Se a pessoa já é coordenadora, mas vai para outra escola, está ciente de que será um recomeço, pois cada grupo tem uma história própria e algumas particularidades. É sobre o último caso que focarei minha atenção.

Por onde começar

A primeira preocupação do coordenador pedagógico é ter clareza do seu trabalho na instituição e do que a rede de ensino espera dele. Sua principal função é ser responsável pela formação em serviço dos professores e, em conjunto com os docentes, pelo planejamento e execução de situações didáticas que sejam significativas para as crianças.

Mas como assumir essa responsabilidade e se tornar a referência para o grupo de professores da escola? Com certeza, não é só pela nomeação ao cargo, mas pelo trabalho diário. Essa conquista se inicia no primeiro dia, quando você se dirige aos docentes com o intuito de conhecê-los e compreender o funcionamento da escola e dos diferentes grupos que já existiam antes da sua chegada.

O passo inicial para se inserir nesse coletivo é observar e escutar atentamente o que ele tem a dizer, inclusive sobre as expectativas que ele tem em relação ao seu trabalho como coordenador pedagógico. Sugiro marcar uma reunião e pedir que cada dupla ou trio faça uma breve discussão a respeito do que espera para o ano e exponha para o grupo. No momento de socialização, registre tudo o que é dito na lousa e faça uma mediação, já explicitando ações que você tem a intenção de executar.

Mas lembre-se de que não podemos chegar querendo fazer mudanças ou impondo nosso jeito de fazer e de encaminhar as diferentes demandas porque algo nos parece ineficaz ou equivocado. É preciso ouvir e entender como e por que se tem feito dessa ou daquela maneira, parabenizar ações, propostas e atitudes e coletar dados para sugerir transformações.

Nos primeiros dias, também é preciso reservar momentos para ler os diversos documentos ligados ao fazer pedagógico, como os planejamentos do ano anterior e os registros das formações.  Ao conversar com outros profissionais com os quais vai atuar (diretor, outros coordenadores e orientador educacional), pergunte o que eles esperam da sua atuação e estabeleça parcerias, reconhecendo o trabalho de cada um individualmente e a importância de atuar em conjunto.

Por fim, depois de algumas semanas, quando você já estiver mais familiarizado com o grupo e vice-versa, será possível elencar duas ou, no máximo, três ações para aperfeiçoar ou transformar. Essas propostas poderão ser suas metas do ano.

No mais, estude, leia muito e converse com outros coordenadores para ter mais referências e aprender cada vez mais sobre o seu papel.

Desejo a vocês um ano de muita qualidade no trabalho pedagógico para que a aprendizagem das crianças seja uma constante!

Um abraço,

Leninha Ruiz