Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Início de ano é sinônimo de planejamento

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
A blogueira Leninha Ruiz faz reunão com diretora da escola (Foto: Gabriela Portilho)

A parceria com o diretor da escola é essencial na preparação do acolhimento dos professores e funcionários e na elaboração do projeto de formação (Foto: Gabriela Portilho)

Antecipar e planejar cuidadosamente cada ação com vistas a assegurar a qualidade do trabalho pedagógico deve ser o foco do coordenador logo nos primeiros dias do ano letivo. Como, em geral, temos pouquíssimos dias reservados para isso antes do início das aulas, é preciso colocar as mãos na massa agora mesmo!

E são quatro as principais atividades neste começo.

A primeira delas é planejar a reunião pedagógico-administrativa com o diretor. Isso significa que é hora de preparar uma acolhida para o grupo de professores e funcionários que retornarão ou iniciarão as atividades na escola. O desafio é envolver todos na revisão e atualização do projeto político-pedagógico.

Nessa primeira reunião, precisamos deixar claro para os novatos e relembrar os veteranos de alguns combinados, como o horário de funcionamento dos diferentes setores da instituição e a rotina de cada profissional. Afinal, é fundamental que todos saibam quando poderão recorrer aos funcionários da secretaria, em que dias e horários o diretor e o coordenador estão na unidade escolar ou em reunião na Secretaria de Educação e quando eles estão disponíveis para se reunir e atender os professores, por exemplo.

Além disso, é preciso dar orientações, preferencialmente por escrito, sobre diversos aspectos do cotidiano escolar, como as regras para o uso de celular, para o momento de entrada e saída das crianças, assim como para os horários de merenda, parque e outros. Vale também dar direções sobre como lidar com situações inesperadas, como falta de professor e acidentes com as crianças. Nesse caso, protocolos claros asseguram a qualidade na segurança e atendimento a todos.

Também é importante divulgar quais serão as pautas dos demais dias da semana pedagógica. Dessa forma, os professores se organizarão e trarão os materiais necessários para a elaboração dos planejamentos.

A segunda atividade que o coordenador deve se preocupar é a elaboração de um plano de ação para o período de acolhimento e adaptação das crianças. Nesse plano, é necessário explicitar o que cabe a cada setor da escola, de funcionários à equipe de direção. Ao coordenador, também cabe auxiliar os professores na preparação do plano de aula para esse período, que é muito delicado, pois impacta tanto no dia a dia da escola como no relacionamento com as famílias. O momento deve, portanto, favorecer a interação dos pequenos com o ambiente e com os novos colegas.

A terceira ação é planejar uma reunião com foco na organização das salas de aula. Na Educação Infantil, o arranjo de cada espaço e a disposição dos materiais é uma intervenção que define e explicita a concepção pedagógica de ensino e de aprendizagem da escola. Portanto, precisa haver uma formação sobre isso e o professor precisa ter tempo para realizar as mudanças.

A quarta e última atividade, que é de responsabilidade do coordenador, mas é bem mais bacana quando podemos contar com a parceria do diretor para definir o foco, é fazer um diagnóstico dos saberes dos professores para elaboração do projeto de formação. Será na leitura dos registros, dos planejamentos e, principalmente, dos acompanhamentos da prática de cada docente que o coordenador encontrará os indícios sobre quais devem ser os conteúdos e objetivos a ser perseguidos no projeto de formação com o grupo. Lembre-se de que é interessante uma ou duas metas bem claras a cada projeto.

Ao longo das semanas, vamos aprofundar a reflexão sobre os itens citados acima. Por enquanto, que tal compartilhar conosco quais são suas prioridades de início de ano?

Um abraço, Leninha