Muitas escolas públicas já possuem um laboratório de informática com acesso à internet e softwares básicos. Mas não basta dispor desses recursos, o grande desafio é saber utilizá-los. Para que isso ocorra, é necessário que sejam criadas regras de uso e convivência e que se garanta a manutenção adequada dos equipamentos, além da presença de monitores e técnicos.
Inicialmente, é preciso ter clareza da finalidade desse espaço, que não é simplesmente ensinar os alunos a operar as máquinas (até porque muitos já sabem), e sim facilitar a produção de conhecimento. Por isso, é importante que a escola tenha um projeto político-pedagógico (PPP) que envolva a utilização do computador como um impulso ao aprendizado.
Infelizmente, a realidade é que nem sempre essas condições estão dadas, e muitos docentes não conseguem aproveitar bem o espaço e desenvolver boas atividades. O coordenador pode ajudar a reverter essa situação, e o primeiro passo é propor aos professores e funcionários uma formação inicial, com o objetivo de se familiarizar com os equipamentos para, depois, avaliar como eles podem ser inseridos no planejamento. A equipe gestora pode convidar o técnico responsável pelo espaço, outro profissional especializado em tecnologia, ou mesmo um professor mais experiente para resolver as principais dúvidas. Vencida essa etapa, é importante estabelecer um regulamento do espaço e registrá-lo em um um cartaz fixado na sala ou em pequenas apostilas.
O segundo passo é planejar situações de uso em que a ferramenta tecnológica permita o aprofundamento dos conteúdos, fazendo do laboratório uma extensão da sala de aula. Atividades de pesquisa bem dirigidas e produção de texto são alguns exemplos do que pode ser feito. Para auxiliar o professor nessa tarefa, procure acompanhá-lo nas primeiras idas à sala de informática e ajudá-lo a selecionar sites, vídeos e softwares que serão utilizados. Uma boa solução é identificar se há alunos que já dominam o uso da tecnologia. Eles podem apoiar o docente e os outros colegas durante a aula e colaborar na seleção de materiais.
Além de utilizar o laboratório durante as aulas, os alunos devem contar com a orientação dos professores para usufruir dos recursos sozinhos, fora do período, para acessar a internet, digitar textos, organizar apresentações, operar softwares de criação e edição de imagens, assistir a vídeos e buscar materiais didáticos alternativos.
Se quiser se aprofundar no assunto, aproveite o bate-papo online com a diretora escolar Jane Reolo, no dia 15 de fevereiro, às 18 horas. Você pode acessá-lo aqui.
E você, como incentiva os professores a utilizar os recursos tecnológicos?
Um abraço,
Eduarda