Tenho visto muitas escolas preocupadas em favorecer a construção do conhecimento de maneira mais global, rompendo as fronteiras das disciplinas curriculares. Em muitas situações, a equipe gestora e os professores entendem que a integração dos conteúdos não é suficiente, e desejam ir além. Assim, acabam organizando trabalhos sobre um único assunto, incluindo duas ou mais disciplinas. São os chamados projetos interdisciplinares, sempre com grandes pretensões.
Na prática, porém, há muita confusão sobre o que significa organizar um trabalho interdisciplinar. O que se vê, como resultado, é que esses projetos ficam desconexos, e não promovem um diálogo autêntico entre as disciplinas – às vezes, a relação se limita apenas à escolha do objeto de estudo, ou se acaba “forçando a mão” para encontrar pontos de contato sobre o mesmo assunto, entre diversas disciplinas, simplesmente para que todas sejam envolvidas.
Isso ocorre porque o real conceito de interdisciplinaridade, muitas vezes, é desconhecido, e não se tem clareza do papel de cada educador, seja ele gestor ou professor. Antes de tudo, é necessário entender no que consiste essa forma de trabalho, saber em quais situações ela se aplica e de que forma pode ser desenvolvido.
A interdisciplinaridade ocorre quando duas ou mais disciplinas relacionam seus conteúdos para estudar um objeto, de forma que o aluno possa aplicar os conhecimentos próprios de cada área na análise e verificação desse objeto. O objetivo é construir saberes mais complexos e menos fragmentados. Por aí, você já deve ter notado que o coordenador pedagógico tem um papel fundamental nesse tipo de projeto!
Como mediador do planejamento, o primeiro passo é organizar formações específicas sobre projetos interdisciplinares, discutindo-os do ponto de vista conceitual e prático e analisando bons exemplos. Duas referências para preparar essa formação são as reportagens Interdisciplinaridade que funciona e 14 perguntas e respostas sobre projetos didáticos, de NOVA ESCOLA. A matéria de capa da edição de fevereiro de GESTÃO ESCOLAR também trata disso. Se você é assinante do NOVA ESCOLA CLUBE, pode acessá-la aqui.
Ao começar o planejamento, o coordenador seleciona o conteúdo, propõe que cada professor prepare sugestões de como articular as disciplinas e, depois, organiza uma reunião entre os envolvidos para debater coletivamente o que será feito. O sucesso dessa empreitada, portanto, dependerá também da disposição de cada docente em transpor os limites da sua disciplina e aprender com os colegas.
Enfim, há muito que aprender sobre projetos interdisciplinares. Na próxima semana, vou compartilhar com vocês uma experiência minha que exemplifica bem como a equipe pode trabalhar em conjunto para articular as disciplinas de verdade. Até lá!
Eduarda