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Início das aulas na Educação Infantil: construa vínculos e estabeleça uma rotina

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
Crianças pintam com um lápis em folha de papel. Professora acompanha menina cadeirante (Foto: Shutterstock)

Depois do período de adaptação, o propósito é inserir os pequenos nos fazeres da escola e incentivar a interação entre a turma e o professor (Foto: Shutterstock)

O período de adaptação na Educação Infantil (clique aqui para ler) é muito delicado e exige muita dedicação e empenho da equipe gestora e, principalmente, do professor. Mas, depois de alguns dias, as crianças já estão mais tranquilas. Quando isso acontece, será que é hora de colocar em prática os planejamentos de cada área?

Vamos com calma! Primeiramente, é preciso conhecer bem os pequenos, construir um vínculo e estabelecer uma rotina com eles. Só assim será possível realizar um diagnóstico para, com base nele, elaborar os projetos, as sequências de atividades e as atividades permanentes.

O coordenador pedagógico deve subsidiar os professores nessas etapas inicias. Para auxiliá-los, elaborei algumas orientações didáticas à equipe docente que julgo ser fundamentais.

Vínculos

Interagir com crianças é sempre muito fácil. Elas costumam ser muito receptivas com o adulto que dá atenção, conversa e brinca com elas. Por isso, o professor deve sempre pensar em propostas que despertem o interesse dos pequenos.

Também vale dar alguns lembretes básicos na hora de se comunicar com eles: abaixar-se para conversar, falar baixo e com clareza quando se dirigir ao grupo, ouvir e prestar atenção no que cada criança conta. Organizar a sala com cantos de atividades (clique aqui para ler) é a melhor maneira de se aproximar dos pequenos, entrar no clima da brincadeira e conquistar a turma.

Rotina

Saber o que vai acontecer em cada momento é muito estruturante para as crianças, pois gera segurança e autonomia. Se seguirmos uma rotina diária, rapidamente elas aprenderão que depois dos cantos vem a roda de conversa, em seguida uma atividade coletiva de Arte e na sequência o momento do parque.

É importante o professor verbalizar o que vai acontecer e fazer uma transição tranquila de uma atividade para outra. Por exemplo, quando a maior parte dos cantos já está arrumada, é possível continuar orientando os pequenos a guardar tudo ao mesmo tempo em que já inicia uma conversa naturalmente, sem impor que todos devem se sentar. Esse é, inclusive, um bom momento para compartilhar o que vai acontecer ao longo do dia. É possível pedir para as próprias crianças ajudarem a lembrar de qual é a sequência das atividades.

Propostas para as primeiras semanas de aula

O propósito desse período é inserir os pequenos nos fazeres da escola e incentivar a interação entre eles. São muitas as propostas interessantes que o professor pode fazer considerando as características e faixa etária de cada turma. Abaixo, sugiro algumas atividades para turmas de 2 a 5 anos:

  • Desenho coletivo com giz de cera no papel Kraft, várias folhas emendadas para que todas as crianças tenham um bom espaço, fixado no chão ou na parede.
  • Fazer pintura coletiva, utilizando as mãozinhas, com tinta guache misturada com água e farinha de trigo diretamente no tampo das mesinhas, caso elas sejam de fórmica.
  • No tanque de areia, distribuir baldinhos e pás suficientes para cada uma das crianças. A ideia é que elas brinquem de fazer bolos. O professor também deve entrar na brincadeira.
  • Coletar folhas e gravetos do chão, no parque ou na área verde para elaborar produções artísticas diretamente no gramado ou no chão cimentado.
  • Colocar imagens de animais dentro de uma caixa e dar pistas para as crianças adivinharem qual bicho será exibido. Na sequência, propor a brincadeira de im itá-los.
  • Brincar de roda, ciranda, corre cutia (clique aqui para ver como brincar), siga o mestre, entre outras possibilidades.
  • Fazer um circuito utilizando mesinhas, tatame, cordas e bambolês. Pedir que as crianças criem movimentos passando engatinhando embaixo das mesas, rolando no tatame e andando sobre a cordas estendida no chão, ou outras possibilidades que os materiais disponíveis permitirem.
  • Contar histórias utilizando fantoches ou outros acessórios, como bonecos e brinquedos.
  • Colocar música infantil e ensinar uma coreografia.

São inúmeras as atividades e brincadeiras prazerosas que possibilitam a integração das crianças na rotina escolar e permitem muita aprendizagem. Certamente, esses devem ser o foco no início de ano.

Um abraço, Leninha