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Um exemplo real de projeto interdisciplinar

Esse tipo de abordagem ajuda a organizar os conhecimentos, incentiva pesquisas e ajuda a estabelecer uma relação entre os saberes das diversas áreas

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
A professora Islene Leal realiza atividade de leitura em um projeto que integrou Ciências, Língua Portuguesa, Artes e Matemática. Foto: Arquivo pessoal

Os projetos interdisciplinares na escola são objeto de muitas discussões entre educadores. Como vimos no post da semana passada, esse tipo de abordagem ajuda a organizar os conhecimentos, incentiva pesquisas e ajuda a estabelecer uma relação entre os saberes das diversas áreas.

Na escola em que atuo como coordenadora, a cada início de semestre, os professores se reúnem para elaborar os projetos. Em uma dessas ocasiões, tive a oportunidade de apoiar a realização de uma proposta da professora Islene Leal, para a turma do 2º ano.

A docente partiu de uma curiosidade de seus alunos, que desejavam conhecer melhor o Pantanal, explorar esse lugar tão distinto do ambiente urbano da nossa cidade de Rio Piracicaba, em Minas Gerais. Sabendo disso, Islene teve a ideia de levar a turma para uma “viagem a distância” às planícies alagadas, na qual todos pudessem explorar a natureza do lugar.

Para planejar as etapas, levantamos quais conteúdos poderíamos trabalhar e a quais áreas eles pertenciam. A análise levou em consideração o currículo do 2º ano e estabeleceu, além de objetivos gerais, outros específicos para cada disciplina. Meu papel foi ajudar a professora a estabelecer relação do tema com o currículo e assim planejar as atividades de forma integrada.

Ao fim, concluímos que o projeto sobre o Pantanal deveria contemplar quatro disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Arte. E, em cada uma delas, fizemos as seguintes atividades:

  • Em Ciências, as crianças puderam identificar as características gerais do ecossistema do Pantanal, os tipos de animais que vivem nele e do que se alimentam. Vídeos, textos informativos e imagens circularam na sala de aula. Além disso, a turma pesquisou e comparou o ambiente pantaneiro com o lugar onde vivem, notando semelhanças e diferenças, que foram devidamente registradas.
  • Os textos utilizados nas aulas de Ciências serviram de apoio para as aulas de Língua Portuguesa. Os alunos conheceram o gênero textual informativo, leram e interpretaram as informações sobre alguns animais e, com base nelas, produziram legendas, fichas técnicas e outros tipos de texto, que depois foram organizados em uma coletânea sobre o Pantanal – um produto final que foi apresentado pelas crianças em uma exposição no final do semestre.
  • Em Artes Visuais, eles observaram diferentes imagens do ambiente e de alguns animais e plantas. Depois, realizaram diversas atividades trabalhando texturas para representar o revestimento do corpo dos animais (pelos, penas, escamas…) e algumas plantas. As imagens também entraram na coletânea final.
  • Em Matemática, realizaram contagens e compararam dados numéricos relativos aos animais, como peso, altura e tempo de vida. Registraram essas informações em tabelas e gráficos organizados com base nas descobertas, e todo o material foi apresentado aos pais junto com a coletânea.

O projeto interdisciplinar durou três meses, um período em que as crianças exploraram o Pantanal utilizando conhecimentos de várias disciplinas. Para isso, a professora estabeleceu conteúdos e procedimentos com clareza, e isso propiciou resultados significativos. Conseguimos, de forma coerente, realizar atividades variadas que ajudaram os estudantes a avançar.

E você, coordenador, tem também uma boa experiência para compartilhar? Conte para nós!

Um abraço,

Eduarda