Censo Escolar: dados a favor da gestão
Ao enviar as informações da sua escola para o Inep, aproveite pra analisá-las
POR: Camila CamiloAs informações enviadas voltam como recursos
Desde 2007, os dados referentes ao número de matrículas, no resultado do Censo Escolar, deixaram de ser agregados por escola e passaram a ser coletados por aluno. Ou seja, cada estudante tem um código de identificação que permite verificar, por exemplo, se ele está vinculado a mais de uma instituição. Com isso, o poder público consegue saber quantos abandonaram a escola e quantos evadiram. Essa é uma ferramenta preciosa para calcular o número de crianças e jovens que estão fora das salas de aula, possibilitando a criação de programas e estratégias para incluí-los e aumentar cada vez mais o atendimento.
A atual metodologia usada nesse levantamento possibilita ainda um maior controle sobre o repasse dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), principal fonte de financiamento do ensino básico no país, repartido entre as redes de acordo com a arrecadação de recursos em cada estado e o número de matrículas. Outras verbas também são transferidas com base nas informações repassadas via Censo Escolar, como as destinadas à aquisição de merenda, ao financiamento do transporte escolar, à distribuição de livros e ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).
O EducaCenso também permite que os gestores escolares compilem as informações de sua escola. Com poucos cliques, é possível ter acesso à relação de alunos por turmas, de professores sem Ensino Superior e de estudantes que utilizam o transporte escolar, entre outros dados. Nesta página, o Inep tem um serviço de navegação guiada, com orientações sobre como gerar os relatórios. Eles podem ser usados para justificar as demandas da unidade - mostrando à rede quantos ônibus a mais são necessários para atender todos os alunos e quais programas de formação os docentes precisam.
Por tudo isso, vale ficar atento aos prazos e garantir que as informações repassadas tracem um diagnóstico verdadeiro da sua escola. Os diretores são responsáveis pela exatidão dos dados declarados e pela guarda dos documentos administrativos e pedagógicos que comprovam a matrícula e a frequência do aluno. "A informação boa e exata é uma ferramenta importante para qualquer gestor", afirma Jorge Abrahão, analista de planejamento e orçamento do Ministério do Planejamento.
Erros mais comuns
Veja os equívocos recorrentes nesta 2ª fase
- Alunos informados como aprovados em 2012 e que em 2013 ficaram na mesma série.
- Alunos informados como reprovados em 2012 e que em 2013 avançaram.
- Alunos informados como transferidos e que não constam em nenhuma outra escola.
Em caso de dúvidas, fale com a Diretoria de Estatítiscas Educacionais do Inep pelos telefones: (61) 2022-3180 / 3183 / 3184 ou 0800-616161.
Cronograma do Censo Escolar 2013
Primeira etapa | Período | |
De 29 de maio a 31 de julho de 2013 | Envio de informações sobre número de alunos, professores, diretores, equipamentos, infraestrutura, turmas, etapas, modalidades de ensino e disciplinas, entre outros. | |
23 de setembro de 2013 | Publicação da versão preliminar dos resultados para as escolas fazerem as retificações, se forem necessárias. | |
22 de outubro de 2013 | Fim do prazo para finalização da retificação por parte das escolas. | |
Dezembro de 2013 | Publicação no Diário Oficial da União do número de matrículas por estado e município. | |
Segunda etapa | De 3 de fevereiro a 20 de março de 2014 | Abertura do sistema do EducaCenso para preenchimento das informações sobre a situação atual dos alunos (aprovação, reprovação, abandono e transferência). |
Previsão: abril | Publicação preliminar dos resultados pelo Inep. | |
15 dias após a data anterior | Prazo para as escolas retificarem os dados. | |
Previsão: maio de 2014 | Divulgação do Censo Escolar 2013. |
Evolução das taxas de rendimento no Brasil
Veja os indicadores dos últimos Censos Escolares calculados com base nas informações enviadas pelas escolas
Ensino Fundamental
Situação | 2007 | 2008 | 2009 | 2010 | 2011 | 2012 |
Aprovação | 83,1% | 83,8% | 85,2% | 86,6% | 87,6% | 88,2% |
Reprovação | 12,1% | 11,8% | 11,1% | 10,3% | 9,6% | 9,1% |
Abandono | 4,8% | 4,4% | 3,7% | 3,1% | 2,8% | 2,7% |
Fonte: MEC/INEP/Censo Escolar
Em 2012:
De 29,7 milhões de matrículas:
- 2,7 milhões de reprovações
- 801,9 mil de abandonos
Ensino Médio
Situação | 2007 | 2008 | 2009 | 2010 | 2011 | 2012 |
Aprovação | 74,1% | 74,9% | 75,9% | 77,2% | 77,4% | 78,7% |
Reprovação | 12,7% | 12,3% | 12,6% | 12,5% | 13,1% | 12,2% |
Abandono | 13,2% | 12,8% | 11,5% | 10,3% | 9,5% | 9,1% |
Fonte: MEC/INEP/Censo Escolar
Em 2012:
De 8,3 milhões de matrículas:
- 1 milhão de reprovações
- 762,2 mil de abandonos