Os livros didáticos se tornaram, ao longo da história da Educação no Brasil, um importante recurso – muitas vezes, o único – à disposição de professores e alunos. Além do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), muitos municípios compram sistemas de ensino apostilados. Por esta razão, os conteúdos e propostas didáticas dessas obras têm um grande impacto nas práticas de sala de aula.
Diante disso, o coordenador pedagógico precisa dar atenção especial à questão, a fim de que a equipe docente tire o máximo de proveito dos materiais disponíveis. Aqui na escola em que trabalho, tenho feito com os professores algumas reflexões a esse respeito, desde que os livros que escolhemos no ano passado chegaram, e quero compartilhar com você alguns pontos importantes.
O primeiro desafio é, justamente, escolher os livros. Para isso, é importante observar critérios como adequação da obra ao projeto político-pedagógico (PPP) da escola, o ajuste dos conteúdos para cada ciclo, entre outros. No site GESTÃO ESCOLAR, você encontra mais dicas de como fazer uma boa escolha.
Mas bons livros didáticos não bastam. Sem formação adequada, os docentes acabam transformando a obra em um guia, seguindo-o à risca, ou ignorando quase que totalmente o livro, que se torna só um peso a mais na mochila dos alunos. Percebi que havia essas duas tendência na escola, e me propus a encontrar com a equipe um meio-termo.
Destinei um tempo da rotina da equipe para esmiuçar bem as características do livro, os tópicos que aparecem em cada capítulo, o estilo das atividades, a lógica utilizada pelo autor, as sugestões do manual do professor, a evolução do conteúdo ao longo da obra, as ideias de avaliação etc. Meu objetivo era que temas, atividades e estratégias não surgissem como “surpresas” para os professores ao longo do ano, à medida que se avança nos capítulos. Antecipar-se no planejamento evita erros ou repetições.
Lembre-se: o livro didático é um recurso, e não uma amarra. Ele precisa servir a um currículo escolar bem estruturado, que tenha identidade própria e adequado à realidade das turmas.
E na sua escola, como os livros didáticos são aproveitados? Compartilhe suas ideias com a gente!
Um abraço,
Eduarda