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Qual é o papel do coordenador no conselho de classe?

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

Em uma gestão democrática, o conselho deve ser um espaço de discussão, revisão e autocrítica, no qual se estabeleça um diálogo autêntico e respeitoso. Foto: Manuela Novais

Com o final do bimestre, chega a hora de realizar o conselho de classe com toda a equipe. Há uma ideia cristalizada em muitas escolas de que os conselhos servem apenas para avaliar notas e comportamento disciplinar. No entanto, eles podem ir muito além.

O conselho de classe é, sim, uma instância que reúne coordenadores, diretores, professores e, em algumas instituições, também alunos, para tomar decisões a respeito do processo de ensino e acompanhar o desenvolvimento dos estudantes. Em uma gestão democrática, o conselho deve ser um espaço de discussão, revisão e autocrítica, no qual se estabeleça um diálogo autêntico e respeitoso, com vistas à melhora de processos pedagógicos, aproveitamento de recursos etc. É uma oportunidade de verificar se o planejamento e as estratégias utilizadas em sala de aula têm impactado positivamente no aprendizado e no desenvolvimento dos alunos.

Alcançar esses objetivos requer do coordenador e da equipe uma preparação prévia, em que se possa refletir sobre tudo o que pesa nas tomadas de decisão. Abaixo, destaco alguns pontos que fazem parte da organização desse momento:

A equipe deve resgatar o histórico de cada aluno para comparar o desenvolvimento dele durante o bimestre em relação aos anos anteriores. O coordenador pode ajudar montando fichas de análise para que os professores registrem avanços e dificuldades de aprendizado. Um portfólio da turma bem organizado ajuda bastante.

A escola pode, ainda, preparar questionários sobre o andamento das aulas e das atividades propostas para que os alunos manifestem sua opinião. O objetivo é saber como os estudantes interagem com a escola, quais dificuldades encontram, quanto tempo dedicam ao estudo e à lição de casa etc. O envolvimento dos responsáveis nessa etapa é imprescindível, pois são eles que acompanham mais de perto os desdobramentos do trabalho feito na escola. Mas, atenção: para que o questionário tenha êxito, é preciso sensibilizar a comunidade e explicar que a intenção é a melhoria da qualidade do ensino, e não fiscalizar, punir ou constranger ninguém.

Com o material reunido, cabe ao coordenador tabular os registros e resultados do questionário. A tabulação favorece a análise comparativa e organiza os dados de forma prática, poupando tempo na hora da reunião.

O conselho de classe é um trabalho que ganha muito mais sentido quando não se limita a classificar os alunos, mas se propõe a avaliar a própria escola, de forma democrática e participativa.

E na sua escola, como a equipe encara o conselho de classe? Conte sua experiência!

Um abraço,

Eduarda