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Como planejar a rotina de alunos com deficiência

Em dúvida sobre como elaborar o plano de aprendizagem dos estudantes com deficiência? Inspire-se nas estratégias adotadas por diversas escolas retratadas nas reportagens de GESTÃO ESCOLAR e NOVA ESCOLA

POR:
Nilbberth Silva

Aluno com deficiência motora usando objetos com relevo, durante aprendizado, na EE José de Calazans. Foto: Nidin Sanches

Promover a inclusão de crianças e adolescentes com deficiência na rotina escolar é tarefa de toda a equipe pedagógica e dos funcionários, do motorista ao diretor. Mas, quando se trata de elaborar o plano de aprendizagem desses alunos, a responsabilidade é do professor e dos gestores - em especial do coordenador pedagógico.

Para auxiliá-los a enfrentar esse desafio, compilamos os principais conteúdos sobre o tema já publicados em GESTÃO ESCOLAR e NOVA ESCOLA. Aproveite as dicas em sua escola e retome as leituras sempre que necessário.

24 respostas para as principais dúvidas sobre inclusão

Quantos alunos com deficiência podem ficar na mesma sala? Quem tem deficiência aprende, mesmo? Como avaliar os alunos de inclusão? Esta reportagem responde algumas dúvidas enfrentadas pelos gestores escolares ao incluir crianças com deficiência.

Existem parâmetros curriculares nacionais para se promover a inclusão nas escolas?
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional obriga as escolas a assegurar currículos, métodos, recursos educativos e organização específica para atender alunos com necessidades educacionais especiais. Entenda melhor e relacione a lei com a rotina dos estudantes.

Desafio: ajudar o professor na inclusão de um aluno com deficiência - Parte 1

A blogueira Leninha Ruiz conta como ajudou uma professora a incluir Pedro, um menino de cinco anos com uma deficiência ainda não diagnosticada. Ele não participava das atividades em classe, usava chupeta e era tratado como um bebê pela família. O primeiro passo para a professora incluí-lo na rotina da turma foi observar em quais atividades o menino precisava de mais ajuda. Saiba o que ela descobriu.

Desafio: ajudar o professor na inclusão de um aluno com deficiência - Parte 2
Leninha decidiu observar Pedro durante duas situações em que ele tinha mais dificuldade: as atividades da classe e as brincadeiras no parquinho. Entenda quais estratégias a coordenadora usou para ajudar o menino a se envolver.

Desafio: ajudar o professor na inclusão de um aluno com deficiência - Parte 3
Mesmo depois de descobrir as dificuldades de Pedro, Leninha Ruiz e a professora do menino não conseguiram ajudar o aluno a superar a defasagem em relação aos colegas. A solução? Redefinir os objetivos de aprendizagem. Saiba quais foram os novos alvos propostos para Pedro e quais saberes o garoto conseguiu adquirir.

Inclusão: o que precisa mudar nas escolas?
Responsável pelo atendimento educacional especializado em uma escola de São Paulo, a professora Eliane Correa recebe estudantes que, como ela, têm deficiência. Sem sair da cadeira de rodas, Eliane explica como atende os estudantes e mostra como tornar acessível o espaço físico da escola.

Cuidados especiais para alunos com deficiência
Como planejar uma aula para todos, inclusive para alunos com dificuldade para ouvir, enxergar ou se movimentar? E se um dos alunos tiver deficiência intelectual? Esta reportagem propõe mudanças simples, como o uso de materiais didáticos específicos, técnicas diferentes para expor conteúdos e até um novo posicionamento dos móveis na sala de aula.

Formas criativas para estimular a mente de alunos com deficiência intelectual
Poucas experiências de inclusão desafiam tanto os educadores quanto receber alunos com deficiência intelectual. Esses estudantes costumam enfrentar a falta de concentração, entraves para interagir e se comunicar e menor capacidade para entender a lógica de funcionamento das línguas. Conheça estratégias para lidar com essas dificuldades.

A inclusão de crianças com deficiência física

Crianças com deficiência física têm dificuldades para se movimentar, escrever, ver, ouvir ou falar. No entanto, isso não as impede de aprender. Veja como três escolas atenderam às necessidades de alunos que precisavam de ajuda para ir ao banheiro, segurar o lápis e até tomar lanche. As crianças participam, inclusive, das aulas de Educação Física.

Alunos surdos cantam, dançam e interpretam na aula de Arte
Ainda é raro, mas já dá para ver alunos com deficiência auditiva se misturando aos ouvintes nas aulas de dança, teatro e fanfarras. Descubra na reportagem como três escolas incluíram esses alunos - e criaram belos espetáculos.

A aprendizagem de crianças com deficiências múltiplas
Estudar em uma escola regular estimula a obtenção de novas habilidades por parte dos alunos com deficiências múltiplas (a associação de uma ou mais deficiências, como intelectual e física ou auditiva, visual e física). Esta reportagem conta como os professores de uma escola se organizaram para incluir quatro crianças e adolescentes com esse perfil. Descubra os (bons) resultados.

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