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Organizei encontros com colegas para trocar experiências sobre coordenação pedagógica

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

Resolvi procurar por conta própria parcerias com outras escolas, independentemente da política da secretaria municipal. Foto: Shutterstock

Às vezes, me sinto frustrada. Tenho a impressão de que acabo me deixando levar pela rotina e fico sem tempo para pensar em estratégias, olhar para frente e, principalmente, melhorar a formação de professores. Penso que essa sensação de impotência tem muito a ver com certa solidão que experimento, principalmente quando percebo que não tenho ninguém para compartilhar experiências e impressões sobre a minha função.

Faz falta poder dividir com outros coordenadores os problemas, as inquietações e as dúvidas que surgem na escola, inclusive na hora de planejar a formação da equipe.

Muitas secretarias de Educação oferecem encontros de formação de gestores, com palestras e seminários. Mas, em geral, eles acontecem de forma episódica, duas ou três vezes por ano. Outras redes conseguem organizar reuniões mensais, mas há pouco espaço para estudo, trocas e planejamento de estratégias para transformar a prática do professor.

Então, sempre achei que precisávamos de muito mais espaço para dialogar com os colegas.

Para suprir essa lacuna, resolvi procurar por conta própria parcerias com outras escolas, independentemente da política da secretaria municipal. Na semana passada, encontrei com uma colega coordenadora de um colégio próximo. Ela tinha a mesma angústia que eu. Decidimos organizar, nós mesmas, reuniões formais e periódicas.

O primeiro encontro já saiu. Foi na escola em que trabalho e ocorreu de maneira muito produtiva. Nós duas analisamos materiais de formação produzidos por cada uma nos últimos meses, colocamos em discussão as dificuldades que costumamos observar na prática do professor na sala de aula, trocamos informações e planejamos interlocuções entre docentes das duas instituições sobre o trabalho que realizam com os alunos.

Já levamos a ideia para alguns outros colegas da cidade e combinamos que faríamos encontros maiores, quinzenais, tendo como prioridade a nossa própria formação e a dos docentes.

Estou muito animada com a iniciativa e parece que os demais coordenadores também estão! Só essas primeiras conversas que tive já me ajudaram muito a direcionar as observações que devo fazer durante as próximas duas semanas para preparar o segundo encontro. Nossa meta é construir uma equipe de trabalho unida, em que cada um possa contribuir com a prática do outro.

E você coordenador, tem buscado estabelecer parcerias com outros colegas?

Abraços,

Eduarda