Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Festa Junina: aproveite o momento para trazer aprendizado para as crianças

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
Comidas típicas da festa junina (Foto: Shutterstock)

Não se esqueça de que a organização da comemoração não pode impactar negativamente a rotina das turmas (Foto: Shutterstock)

Não é de hoje que a festa junina é uma tradição e faz parte da cultura escolar. Me recordo que, quando eu era aluna, desde os primeiros anos do Ensino Fundamental, gostava muito dessa época do ano. Os ensaios das quadrilhas, o mutirão para enfeitar a escola e montar as barraquinhas no período contrário ao das aulas eram momentos muito esperados. Todos participavam com muita disposição. Afinal, é muito bom estar com os amigos ao mesmo tempo em que preparamos uma festa.

Mas, pensando no contexto de uma instituição de Educação Infantil, será que faz sentido para os pequenos preparar e participar de uma festividade como essa? Vamos pensar um pouco sobre isso…

Participar de comemorações, antecipar o que terá de comes e bebes, quais brincadeiras acontecerão e quem estará presente faz parte da vida das crianças, desde muito pequenas. Isso porque, na família ou na comunidade, elas participam de aniversários de parentes e amigos e de eventos maiores na cidade, como arraiais. Nessas situações, os pequenos criam expectativas e aprendem que existe um ritual compartilhado entre todos, por exemplo, cantar parabéns para alguém ou dançar uma quadrilha. E isso costuma ser motivo de alegria e envolvimento na vida da sociedade em que vivem.

A festa junina é um evento cultural por excelência, pois carrega influências de povos variados, destaca o folclore e os costumes da zona rural do nosso país e traz comidas e trajes típicos. Além disso, são realizadas muitas brincadeiras, algo muito pertinente na realidade da Educação Infantil. Então, por que não aproveitar o momento e inserir as crianças na organização dessa confraternização, caso ela tenha sido prevista pela equipe?

Como envolver os pequenos

Se a equipe acordou que seria realizada uma festa junina no meio do ano, nada mais apropriado que compartilhar essa ideia com os pequenos. É legal fazer uma lista com as turmas do que elas gostariam que acontecesse e tivesse no dia da comemoração. Esse levantamento será levado para a comissão organizadora, formada pela equipe escolar, que se responsabiliza por divulgar o que será possível atender. Além disso, é bem interessante que as crianças participem dos preparativos. Elas podem ajudar a confeccionar cartazes de divulgação, planejar a decoração, comunicar e convidar os familiares e os vizinhos.

A roda de conversa, momento sempre presente na rotina das turmas dessa etapa, pode ser utilizada pelo professor para puxar uma conversa sobre as brincadeiras típicas, as comidas que o grupo mais gosta, as vestimentas mais usadas e os significados de algumas tradições, como as bandeirinhas coloridas. O tema não precisa virar um projeto de pesquisa da escola, se um planejamento com esse objetivo não tiver sido elaborado anteriormente.

Outra possibilidade é ensaiar uma coreografia com os pequenos a partir dos 3 ou 4 anos. Isso costuma ser muito prazeroso para eles, pois, além de ser possível aprender uma nova melodia, a criançada aprende e cria muitos movimentos diferentes. O importante é escolher uma música da cultura infantil, garantir que a turma participe ativamente da brincadeira e estabelecer uma rotina de ensaios. Caso a coreografia seja apresentada para as famílias, o professor precisa conversar e combinar com a turma de que isso não é uma obrigação. O cuidado aqui é respeitar cada um. O Pedro pode ter se divertido durante os ensaios, mas não quer se apresentar porque fica com vergonha em frente de tanta gente. Então, no dia, ele pode só assistir ou ajudar a organizar o grupo junto com a professora, certo? Nesse sentido, a comunicação com as famílias precisa deixar claro que o mais importante é que a criança participe do processo, mas não seja cobrada de fazer alguma coisa que não queira.

Costuma ser muito divertido pensar numa festividade com os pequenos e, qualquer atividade diferente, ainda mais se envolver toda a comunidade, deixa a escola no maior agito. No entanto, não podemos esquecer de que a organização de uma festa não pode impactar negativamente a rotina e a aprendizagem das turmas. É claro que decorar todos os espaços para o grande dia é bem interessante, mas deixar os pequenos o tempo todo no parque para fazer isso não pode acontecer. Muito menos parar todo o planejamento pensado no início do ano para só falar de festa junina. Nosso compromisso é com a Educação das crianças e é com isso que devemos nos preocupar.

E na instituição em que você trabalha, as crianças participam ativamente da festa junina sem atrapalhar o dia a dia da aula? Compartilhe conosco se e como você organiza esse evento.

Um abraço, Leninha