Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Foco na reunião de pais

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

Uma professora bastante comprometida chamada Mariana veio me procurar muito aflita porque a reunião de pais do final do 1º semestre estava chegando. Seria o momento de apresentar para as famílias o resultado do trabalho pedagógico desenvolvido. No começo, eu não estava entendendo por que tamanha aflição. Ela havia feito bom trabalho e sua turma participou ativamente de todas as propostas.  Então, ela me explicou: “É que estar com as crianças é uma coisa, mas ter que falar com todos os pais juntos, explicar tudo que foi feito com os resultados, eu acho muito difícil”.

Num dos últimos encontros de formação, conversamos rapidamente sobre a necessidade de planejar muito bem a reunião de pais e preparar uma apresentação em Power Point mostrando o trabalho desenvolvido. Pois, era justamente isso que estava preocupando Mariana. “Como fazer uma apresentação concisa, organizada e que ilustre bem tudo o que aconteceu em sala naquele período? ”, ela questionava. Então, conversamos e optamos por utilizar a rotina da sala de aula como fio condutor para mostrar o trabalho desenvolvido, assim como elencamos algumas situações específicas dessa turma para serem abordados.  Veja o que combinamos:

1. Agradecer a presença de todos e explicar que a reunião será para apresentar um panorama geral do trabalho realizado ao longo do 1º semestre.

2. Solicitar que questões específicas do filho sejam tratadas depois da entrega dos relatórios, reservadamente.

3. A partir da rotina de um dia de aula, organizar os slides.  A sequência seria o Momento do

Diversificado, Roda de Conversa, Momento do coletivo, nos quais entrariam os planejamentos de diversos eixos da Educação Infantil.  A autonomia seria abordada nos momentos de Merenda e Parque. Para finalizar, a Hora da História e o empréstimo de livros.

4. Apresentar os objetivos de cada um desses momentos e os conteúdos de aprendizagem dos diferentes planejamentos, relatando o processo, alguns encaminhamentos e como a turma, num geral, se saiu.

5. Como ilustrar:

  • As imagens poderiam ser as fotos, como as crianças nos diferentes cantos do Diversificado;
  • Em Natureza e Sociedade uma foto dos trabalhos produzidos;
  • Algumas atividades de escrita do nome próprio em Língua Escrita.  Nesse caso seria escolhida a de uma criança que evidenciasse o percurso (desde o momento que fazia alguns traços que se assemelhavam a letras até a escrita convencional);
  • Em Matemática, as imagens seriam de alguns jogos que eram utilizados em aula para explicitar o que as crianças aprendem e como;
  •  No projeto de Arte seria explicado o percurso da turma na exploração dos diferentes materiais, com a produção dos alunos exposta nos murais da própria sala;
  • Em Oralidade, as crianças haviam trabalhado com parlendas e a professora tinha um vídeo que mostrava a turma apresentando-se para outra sala;
  • No eixo de Movimento seria utilizado um número maior de imagens para marcar o quanto eles participam de jogos e brincadeiras ao ar livre, o quanto é saudável e por esse motivo é que os uniformes se sujam. Essa é uma questão recorrente de algumas famílias que acham que a escola não orienta as crianças quanto ao cuidado com a limpeza.

6. Entrega dos relatórios para cada família.  Nesse momento a professora procurará conversar com as famílias que tem menos contato no dia a dia, como as das crianças que vem de van.

Quando terminamos, a docente queria saber qual parte eu faria a reunião.  Estranhei a pergunta, então ela explicou que na escola na qual trabalhava era o coordenador quem fazia a reunião. Expliquei que meu papel seria o de ficar fazendo sala, junto com a diretora, para as famílias.  A reunião é com o professor, cabe a nós ficarmos disponíveis e circulando pela escola para poder conversar com as famílias, fazer o social mesmo, afinal ainda somos pouco conhecidos pelas famílias.

E na sua escola, as reuniões já estão planejadas?

Um abraço,

Leninha