Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Prova Brasil 2015: resultados preliminares já estão disponíveis para consulta

Os dados estão acessíveis exclusivamente para as escolas participantes. Saiba como conferir os da sua instituição

POR:
Laís Semis

Os gestores das escolas participantes da Prova Brasil, principal avaliação nacional de Educação, já podem conferir os dados preliminares da instituição em que trabalham. As informações estão disponíveis no site do Inep (clique no link para acessar) do dia 20 de julho a 5 de agosto, para as pessoas já cadastradas. Para quem ainda não tem cadastro, basta fazer a inscrição aqui.

A edição de 2015 do exame avaliou 4,5 milhões de estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática com foco em leitura e resolução de problemas. A avaliação é censitária e realizada a cada dois anos. Ela é parte do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e tem o objetivo de avaliar a qualidade da Educação pública brasileira.

Além da analisar a aprendizagem, a Prova Brasil reúne dados demográficos e socioeconômicos e sobre o perfil profissional e condições de trabalho existentes na escola. Na semana de realização do exame, os gestores, professores e alunos devem preencher um questionário com essas informações. As respostas fornecidas podem ajudar na relação entre o desempenho dos estudantes e o contexto em que eles estão inseridos.

No site QEdu, plataforma que reúne as principais informações sobre a Educação do país, é possível conferir resultados de outras edições do exame e compará-los entre outras escolas e cidades.