Nova ferramenta facilita acesso aos dados do Inep
Observatório da Criança e do Adolescente, lançado pela Fundação Abrinq, apresenta gráficos simplificados de todas as cidades brasileiras
POR: Rubens NogueiraA Fundação Abrinq (organização que promove a defesa dos direitos infantojuvenis) acaba de lançar o Observatório da Criança e do Adolescente, ferramenta que reúne informações sobre esta faixa etária de cada cidade do país. Com ela é possível consultar dados referentes a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio reunidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e apresentados de maneira simplificada.
“Isso pode ajudar bastante nas análises”, ressalta Heloisa Oliveira, administradora executiva da Fundação Abrinq. “Principalmente para checagem de dados individualizados dos municípios, ainda mais nesta época de escolha de gestores municipais.”
No site é possível obter informações do cenário nacional, estadual e até fazer comparações entre cidades e diferentes regiões do Brasil nos últimos dez anos. Consegue-se, por exemplo, acompanhar a evolução da taxa de abandono no Ensino Médio, o aumento das matrículas nas creches e a formação dos docentes que atuam no Ensino Fundamental. Veja abaixo alguns exemplos e acesse o site para criar seus próprios gráficos.
Taxa de abandono no Ensino Médio
Taxa de Cobertura em Creche
Docentes com Ensino Superior Completo - Ensino Fundamental (Anos iniciais)