Qual a função do atendimento educacional especializado (AEE)?
Formação sobre inclusão
POR: Elos Educacional, Adriana RiegerObjetivos do encontro
- Conhecer os fazeres da sala de recursos multifuncional
- Conhecer os focos da Educação especial para o desenvolvimento do trabalho nas salas de recursos multifuncionais
- Refletir sobre o processo de avaliação dos alunos encaminhados para a Sala de Recursos Multifuncional
Duração
Um encontro de 1h30
Recursos
- Cópias do texto O obstáculo em nosso caminho (disponível abaixo)
- Cópias do texto O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem?, de Cipriano Luckesi
- Folhas de papel
- Canetas ou marcadores hidrográficos
- Computador ou rádio para tocar o podcast Fala aí, professor!
Mediador
Coordenador pedagógico ou professor responsável pelo atendimento educacional especializado (AEE).
Participantes
Professores e funcionários.
1ª etapa: acolhimento (5 minutos)
Faça a leitura com os professores do texto O obstáculo em nosso caminho (abaixo). Em seguida, apresente os objetivos da reunião e a pauta do encontro.
O obstáculo em nosso caminho
Em tempos bem antigos, um rei colocou uma pedra enorme no meio de uma estrada. Então, ele se escondeu e ficou observando para ver se alguém tiraria a imensa rocha do caminho. Alguns mercadores e homens muito ricos do reino passaram por ali e simplesmente deram a volta pela pedra. Alguns até esbravejaram contra o rei dizendo que ele não mantinha as estradas limpas, mas nenhum deles quis sequer ter o trabalho de mover a pedra dali.
De repente, passa um camponês com uma boa carga de vegetais. Ao se aproximar da imensa rocha, ele pôs de lado a sua carga e tentou remover a rocha dali. Após muita força e suor, ele finalmente conseguiu mover a pedra para o lado da estrada. Ele, então, voltou a pegar a sua carga de vegetais mas notou que havia uma bolsa no local onde estava a pedra.
A bolsa continha muitas moedas de ouro e uma nota escrita pelo rei que dizia que o ouro era para a pessoa que tivesse removido a pedra do caminho. O camponês aprendeu o que muitos de nós nunca entendeu: “Todo obstáculo contêm uma oportunidade para melhorarmos nossa condição”.
(conto da tradição popular)
2ª etapa: Levantamento de dúvidas e conhecimentos prévios (10 minutos)
Distribua dois pedaços de papel para cada professor e solicite que eles reflitam sobre as questões abaixo e registre respostas para elas, uma em cada papel:
Questão 1: O que eu já sei sobre o AEE e o trabalho desenvolvido em Sala de Recursos Multifuncionais?
Questão 2: O que eu ainda não sei e gostaria de saber sobre o funcionamento do AEE e da Sala de Recursos Multifuncionais?
Em seguida, oriente os professores a colar as respostas em um lugar visível (como uma lousa ou um painel). Faça a leitura das respostas, sem realizar intervenções.
3ª etapa: Contexto histórico do AEE (40 minutos)
Usando um computador, celular ou rádio, toque os 20 minutos iniciais do podcast Fala aí, professor! – Como fazer a inclusão de verdade. Peça que os professores registrem os aspectos centrais discutidos pelos especialistas sobre os seguintes tópicos:
- A concepção de atendimento educacional especializado (AEE)
- A legislação sobre inclusão
- A organização do trabalho pedagógico desenvolvido em salas de recursos multifuncionais.
Em seguida, peça que eles comentem rapidamente suas anotações. Registre as falas da equipe e complemente, se necessário com uma apresentação de slides, com outros dados sobre o assunto. Peça que o professor que realiza o AEE compartilhe um pouco sobre sua rotina e esclareça algumas dúvidas dos professores.
4ª etapa: Mapeamento da realidade (25 minutos)
Conduza uma leitura em grupo do texto O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem?, de Cipriano Luckesi.
Solicite que os professores discutam as questões abaixo em duplas ou trios. Oriente-os a eleger um apresentador que fará a síntese das discussões da dupla para todo a equipe.
- Como tem sido o processo de levantamento dos saberes e não saberes dos alunos com deficiência?
- Como temos avaliado os alunos com deficiência?
- Quais os critérios que consideramos para encaminhá-los para as salas de recursos multifuncionais?
- Como tem sido o planejamento das situações de aprendizagem destes alunos?
- Como tem sido o registro do trabalho desenvolvido e o registro sobre o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos com deficiência?
- Como eles se relacionam com os aspectos discutidos na etapa anterior?
5ª etapa: Fechamento (5 minutos)
Retome os critérios para o AEE e os focos do trabalho desenvolvido nas salas de recursos multifuncionais. Registre fazendo uma ligação entre os pontos levantados e a prática da escola.
Avaliação do encontro (5 minutos)
Relembre os objetivos iniciais, discuta com os professores se eles foram de fato alcançados. Também utilize as respostas dadas pelos professores na primeira etapa como parâmetro para avaliar quais questões foram endereçadas.
Peça que os professores respondam, por escrito, às seguintes questões:
- Os conteúdos abordados neste encontro têm relevância para sua prática pedagógica?
- De que forma o encontro poderá contribuir com o desenvolvimento do seu trabalho?
- O que você gostaria de saber mais sobre o AEE
Utilize os resultados da avaliação como referência para a elaboração de novos encontros formativos.