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Qual o papel do coordenador quando um novo diretor chega à escola

POR:
Eduarda Diniz Mayrink
Articule bem a chegada do novo diretor com as atividades da escola. Crédito: Shutterstock

As atribuições do coordenador pedagógico no final de ano não são poucas: realizar reunião de pais, preparar dados de desempenho e apresentações das produções das crianças, arrumar o ambiente para o ano seguinte, avaliar as metas, organizar o plano de formação etc. Além disso, este ano, em especial, muitos têm tenho outra tarefa a cumprir: a preparação da equipe para a chegada de um novo diretor.

Esta questão mexe com o nosso planejamento. O profissional que tem a função de articular, formar e transformar o ambiente educacional é o coordenador, então ele é essencial nessa transição. O gestor administrativo pode até fazer mudanças quando chegar, mas o trabalho pedagógico precisa estar estruturado.

É importante que quem chegue saiba quais ações o coordenador já desenvolve com o grupo de docentes, como ele realiza seu tudo isso e como é a equipe. Para isso acontecer da melhor maneira, precisamos apresentar a ele o funcionamento da escola, os documentos elaborados pelos professores (como dados das turmas, da comunidade e de formação e resultado das avaliações externas e internas), as metas estabelecidas no projeto político-pedagógico (PPP) e os indicadores de aprendizagem.

Ao novo diretor, cabe:

– Conhecer a escola em que vai atuar;

– Saber quais ações e projetos já são desenvolvidos;

– Conhecer as metas planejadas e quais precisam ser retomadas a fim de dar continuidade ao que foi estabelecido pelo grupo;

– Saber quais são as expectativas de aprendizagem dos professores;

– Ter clareza sobre o funcionamento da escola, desde as questões mais corriqueiras até os problemas que, junto com a coordenação, terá que enfrentar;

– Conhecer os dados de aprendizagem dos alunos para saber quais precisam de apoio pedagógico.

Tudo isso é muito tranquilo para o coordenador quando ele já tem o hábito de registrar cotidianamente as ações que foram desenvolvidas na escola. Outro facilitador na transição é quando o novo gestor já trabalha na escola. Nesse caso, podemos já passar tudo isso em reuniões agendadas previamente antes do ano letivo começar.

E vocês, coordenadores, como estão planejando esse momento de transição?

Como este é meu último post do ano, quero aproveitar a oportunidade para desejar aos leitores um feliz Natal e um ótimo 2017. Retorno com novas reflexões no dia 12 de janeiro. Que as luzes do novo ano brilhem e tragam a todos novos desafios, projetos, aprendizagens, experiências e muito sucesso. Um próspero ano novo!

Eduarda