Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Como incentivar a tolerância sem brigar

POR:
Joelma Souza
“A escola não pode ser um palco de opiniões ou de uma postura pessoal”. Crédito: Shutterstock

Semana passada, vi em um vídeo no Facebook um grupo de alunos que tentou fazer um trabalho em uma escola sobre uma religião diferente da diretora. Ela demonstrou sua indignação e a discussão ficou desrespeitosa. Em momentos como esse, temos que tomar cuidado para não impor uma crença pessoal como princípio da escola.

Eu mesma já cheguei a ser questionada porque não aplicava minha religião na instituição em que trabalho. Não faço isso porque a escola não pode ser um palco de opiniões ou de uma postura pessoal. Quem administra deve partir do princípio que o espaço escolar é laico e que seu objetivo deve ser sempre o de promover o ensino e a aprendizagem.

A situação do vídeo me fez refletir sobre a importância do respeito às religiões no ambiente escolar. Analisando os fatos, pude perceber que as discussões são de fundamental importância para a ampliação do amadurecimento sobre aspectos culturais e religiosos. Para concretizar este assunto, sugiro as seguintes ações:

* Refletir e conversar com a equipe sobre o princípio da laicidade;

* Debater com os alunos a necessidade da tolerância religiosa e o respeito à diversidade cultural. Isso colabora para que eles respeitem esses aspectos também fora da escola;

* Expandir essas discussões à família e à comunidade em geral com situações que valorizam o respeito às diferenças e promovem uma convivência de respeito e tolerância.

Então, amigo diretor, como você tem agido sobre este assunto? Deixe suas contribuições nos comentários abaixo.

Um forte abraço,

Joelma