Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Visita ao Museu Afro Brasil: diversão e formação durante as férias!

POR:
Muriele Massucato

Olá colegas,

A nossa autoformação é consequência de uma característica fundamental dos profissionais da Educação: a sede do conhecimento. E esta busca é perfeitamente possível, portanto, de acontecer nas férias, seja viajando e conhecendo novas culturas, através de passeios gastronômicos e até mesmo através de opções de lazer cultural, como venho apresentar aqui.

Hoje, vou contar um pouco de uma das experiências que tive. Espero que participem, postando também outras sugestões e contribuições das diferentes cidades e estados, para que consigamos desta forma, ampliar nosso repertório de opções culturais nas diversas regiões do país!

Recentemente, fui revisitar o Museu Afro Brasil, essa preciosidade localizada no Parque do Ibirapuera. Inaugurado em 2004, o espaço tem um rico e variado acervo de obras como pinturas, documentos, objetos históricos e esculturas de artistas brasileiros e estrangeiros, desde o século XVIII até os dias atuais. Além da exposição permanente, vale ficar atento à agenda para acompanhar as temporárias também que são oportunidades únicas.

Nesta visita, vi as mostras África: Diversidade e Permanência, Trabalho e Escravidão, As Religiões Afro-Brasileiras, O Sagrado e o Profano, História e Memória, Artes Plásticas: a Mão Afro Brasileira e a exposição temporária Portugal Portugueses, de arte contemporânea, encerrada no último dia 08 de janeiro.

Os 11.000 m² do Museu Afro Brasil abarcam uma riqueza imensurável de obras que nos envolvem e nos convidam a conhecer mais sobre a cultura africana e afro-brasileira. Temas como religião, arte e cultura são amplamente apresentados, com uma variedade incrível de artistas! O colorido é elemento presente, trazendo a beleza dessas culturas que constituem a cultura brasileira. Além disso, obviamente, o tema escravidão é também problematizado, inclusive com uma sala de instalação sobre os navios negreiros, que é impressionante! Neste ambiente, dá para se aproximar mais do drama da escravidão e compreender o tamanho da atrocidade que foi cometida.

Apesar disso, ao concluirmos a visita, a impressão que fica não é a de pena ou de tristeza. Saímos do museu encantados com a riqueza e hegemonia de tantas Áfricas existentes no próprio continente africano e, felizmente, também aqui no Brasil. Dá orgulho termos nos constituído a partir do povo negro, de sua vasta riqueza e sabedoria! Somos todos afrodescendentes e essa história, ou melhor, a NOSSA história, não pode mesmo deixar de ser contada e valorizada!

“A exposição do acervo do Museu Afro Brasil pretende contar uma outra história brasileira. (...) tem a intenção de desconstruir um imaginário da população negra, construído fundamentalmente pela ótica da inferioridade ao longo da nossa história e transformá-lo em um imaginário estabelecido no prestígio, na igualdade e no pertencimento, reafirmando assim o respeito por uma população matriz de nossa brasilidade”. 
Ana Lucia Lopes, Coordenadora de Planejamento Curatorial
Citação retirada do site Museu Afro

Por isso, a quem puder, faço aqui o meu convite: conheçam o Museu Afro Brasil, localizado à Av. Pedro Álvares Cabral, dentro do Parque do Ibirapuera, próximo ao Portão 10. O museu abre de terça-feira a domingo, das 10h às 17h e a entrada custa R$ 6,00, sendo gratuita aos sábados. A meia entrada destina-se aos estudantes e aposentados, bem como também aos professores e gestores educacionais, mediante apresentação de documentação comprobatória (holerite ou carteira funcional e documento de identificação pessoal. Ou seja, além de maravilhoso, o museu é super acessível!

No site, ao clicar na aba “visite”, você encontra ainda roteiros de visitação voltados às temáticas de sua preferência. Vale a pena conferir! Acessem o site e baixem também o aplicativo que traz informações complementares às obras.

Além de aprender mais sobre o tema, a gente sai abastecido de subsídios para levar a sala de aula, já que desde 2003, a lei 10.639 prevê o estudo de História e Cultura africanas na escola. Para saber ainda mais acesse ao especial África e Brasil: unidos pela história e pela cultura que NOVA ESCOLA fez sobre o tema. É de fora de São Paulo e não conseguirá conhecer o museu pessoalmente? Veja esse vídeo com uma visita guiada ao espaço

Até o próximo post com mais uma “experiência cultural”. Não percam!

Um abraço,

Muriele