Projeto de Formação: narrativas do professor que ensina e aprende na escola
Projeto de Formação
POR: GESTÃO ESCOLARObjetivo geral
- Elaborar avaliações considerando as produções dos alunos e o que foi ensinado.
- Ampliar a visão integrada do currículo e do trabalho comum a todas as áreas.
Conteúdos
- Avaliação
- Relação entre ensino e aprendizagem
- Visão de currículo
Tempo estimado
Um semestre
Material necessário
Provas de todas as disciplinas, cadernos de alunos, planejamentos de aula e o texto indicado neste projeto.
Desenvolvimento
1ª etapa Preparação para a primeira reunião
Recolha as provas de todas as disciplinas para analisar o porcentual de acertos. Organize os resultados de cada questão em gráfcos para uma melhor visualização. Selecione alguns cadernos de estudantes com diferentes níveis de desempenho para ver o que foi registrado em sala de aula e durante as lições de casa. Verifque se há relação entre as provas e o plano de ensino aprovado e o que efetivamente foi ensinado.
2ª etapa Discussão do diagnóstico
Apresente os resultados desse estudo ao grupo e peça que todos levantem hipóteses para justifcar o desempenho nas avaliações. Entregue exemplos de provas, registros dos alunos e planos de aula e solicite uma análise para constatar se há coerência entre eles. Anote as críticas e sugestões.
3ª etapa Encontros por área
Retome alguns cadernos de alunos que exemplifquem os problemas encontrados na análise anterior. Tente antecipar as respostas e dúvidas que os professores trarão sobre como melhorar a elaboração das avaliações. Marque reuniões por área e peça para que os docentes identifquem as estratégias usadas pelos alunos durante a resolução dos problemas. Em duplas, eles poderão formular uma nova avaliação e comparar com o que foi proposto nas provas. Caso haja divergências, questione o porquê e faça intervenções que levem à refexão sobre os objetivos que se quer alcançar, o que realmente foi ensinado e o que os alunos aprendem. Discuta o que pode ser feito para que a turma faça melhores registros em sala para retomá-los nos momentos de estudo e de revisão do conteúdo.
4ª etapa Estudo de caso
Verifque as difculdades comuns a todos os professores em relação à elaboração das avaliações. Selecione uma prova que tenha os problemas que precisam ser solucionados pelo grupo. Antecipe as intervenções que você terá de fazer para que eles cheguem às conclusões esperadas. Convoque um encontro com todos os docentes e proponha o estudo de caso. Explique que o objetivo é comparar a avaliação com as produções dos alunos e o plano de ensino e fazer recomendações para aperfeiçoar as questões do exame. Compartilhe todas as sugestões. Pergunte ao grupo quais das propostas ainda não fazem parte da rotina deles? Registre os principais pontos discutidos para que eles sejam utilizados no próximo planejamento.
5ª etapa Planejamento das avaliações
Acompanhe de perto a elaboração das provas seguintes, fazendo intervenções para superar os problemas encontrados no diagnóstico e seguindo as orientações dadas na etapa anterior. Analise todas as questões elaboradas, sempre lembrando de verifcar se há coerência com o que o foi ensinado. Ao sugerir alguma mudança, justifque-a e mostre as consequências de cada escolha, instigue o docente para que ele refita junto com você.
6ª etapa Consolidação das aprendizagens
Depois da época de provas, compare novamente as avaliações com o plano de ensino e as produções dos alunos. Anote os avanços e os desafos que persistem em relação à primeira análise e aproveite o planejamento da recuperação - se houver essa etapa na sua escola - para identifcar o que mudou. Antes da elaboração dessas provas, eles podem recorrer às anteriores, selecionar as perguntas mais pertinentes aos objetivos a serem alcançados e transformá-las, fazendo indicação de textos de referência, caso a prova seja com consulta.
Avaliação
Peça que cada professor socialize o que mudou na forma de elaborar as provas. Discuta com o grupo os avanços e o que ainda é preciso melhorar. Anote as conclusões e as retome nos momentos de planejamento e discussão das próximas avaliações.