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01 de Março de 2017 Imprimir
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8 livros que todo gestor escolar deveria ler (e compartilhar)

Por: Joelma Souza
A diretora Joelma Souza indica os livros que auxiliam no seu dia a dia como gestora escolar. Crédito: Shutterstock

Como comentei na minha apresentação em novembro, tenho um amigo que nunca mais me deixou: o estudo. Acredito na formação inicial e continuada para guiar com qualidade a rotina e tarefas do diretor escolar. Seguir os estudos é essencial para uma prática voltada a uma Educação de qualidade com dinamismo e um movimento vivo, de troca de experiências e boas práticas a serem internalizadas (e socializadas).

Diante disso, hoje escolhi dividir com vocês indicações de alguns livros que auxiliam no meu dia a dia e que tenho certeza também podem ajudar no de vocês. Selecionei obras diretamente voltadas à prática pedagógica, pois é a prioridade na gestão aqui da nossa escola. Não que as outras dimensões não sejam importantes, mas essa é alma de uma instituição de ensino.

1. O Planejamento Estratégico: um Instrumento para o Gestor de Escola Pública, de Claudia Zuppini Dalcorso
Assim como nós, a autora também já encarou a direção de uma escola e a sala de aula ao longo de sua carreira, aproximando-se da realidade de quem sabe prazeres e dificuldades da profissão. Gosto por se tratar de um livro que nos faz refletir a todo momento sobre ações e projetos que podem ser desenvolvidos de forma coletiva a partir das necessidades reais da instituição e dos desafios a serem vencidos.

2. Aula Nota 10: 49 Técnicas Para Ser um Professor Campeão de Audiência, de Doug Lemov
Uma obra que todo gestor precisa ter como fonte de inspiração para si e seus colaboradores. Lemov parte de experiências práticas e possíveis para melhor direcionar as necessidades docentes em sala de aula apresentando 49 técnicas para o sucesso da aprendizagem.

3. O Que Revela o Espaço Escolar? Um Livro Para Diretores de Escola, de Comunidade Educativa Cedac e Editora Moderna
Um guia que nos dá a oportunidade de olhar para os espaços sem mistérios. Ele proporciona a percepção de cada situação e seu lado pedagógico para resolver os conflitos sem buscar culpados. A intenção é apresentar as diversas formas de solucionar os problemas e comunicar a proposta que a escola desenvolve. O melhor de tudo é que “O Que Revela o Espaço Escolar” está disponível para download gratuito.


4. O Diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem
, de Telma Weisz
O livro traz uma série de reflexões sobre o processo de aprendizagem dos alunos, com bons exemplos práticos e apresentação de soluções. Com uma visão que deixa possível criar um novo tipo de educador capaz de mudar o rumo de suas ações, interpretar e considerar as respostas dadas pelos alunos e se corrigir. Permite a nós, profissionais do ensino, ter um novo olhar sobre a aprendizagem.

5. Ler e Escrever na Escola - O Real, o Possível e o Necessário, de Delia Lerner
A autora discute o fato de a escola ter a função de formar leitores e escritores autônomos e as questões envolvidas no processo que fazem com que, muitas vezes, não consigamos atingir esse objetivo. Lerner traz também caminhos para reverter essa situação.

6. A Prática Educativa – Como Ensinar, de Antoni Zabala
Baseado no pensamento prático, Zabala busca soluções para dilemas da nossa área. Reúne orientações e reflexões para melhorar a prática educativa, disserta sobre a função social do ensino e a relação interativa entre professores e alunos. A obra aborda também a organização da escola, da classe e distribuição do tempo.

7. Avaliar Para Promover: as Setas do Caminho, de Jussara Hoffmann
Jussara começou em 1972 como professora e coordenadora pedagógica na rede pública de ensino. Ao longo de sua carreira, ela foi professora universitária, realizou estudos e pesquisas sobre avaliação e Educação Infantil, além de se dedicar à formação docente. Neste livro, ela se dedica aos caminhos que tornam a avalição um fator de aprendizagem.

8. Dimensões da gestão escolar e suas competências, de Heloísa Lück
Fundamenta os princípios da Educação e da gestão escolar e suas competências. De acordo com a autora, a limitação das ações gestoras estariam associadas às concepções desses atores sobre a área. Assim, para um bom trabalho cabe se debruçar sobre a área para compreender processos, desafios e exigências de uma direção.

Além dessas obras, outras publicações oficiais como manuais , pareceres, informativos, cartilhas e demais documentos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Ministério da Educação (MEC), que subsidiam a nossa área de forma geral, são muito importantes para nos mantermos atualizados sobre as leis e indicações que norteiam nosso trabalho. Ter sempre tempo para uma leitura deixa o diretor mais próximo de também de ser um formador da comunidade de leitores que a escola busca atingir. Nesse contexto, vale compartilhar essa prática com a equipe e manter espaços pedagógicos de leitura dentro e fora da sala de aula para os alunos, como referência.

Espero que esses livros possam ajudar outros diretores pelo Brasil tanto quanto me ajudaram – e ajudam até hoje.

Grande abraço,
Joelma

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