Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Descubra seu perfil de coordenador

Para cada questão, escolha a alternativa que melhor lhe representa:

POR:
Fernanda Salla

1. Como é seu dia a dia na escola?

a) Só atendo a demandas, como receber pais e alunos e lidar com problemas burocráticos.

b) Estudo e planejo formações para os professores com base em autores referências em Educação.

c) Passo o dia resolvendo imprevistos e questões não planejadas. O dia acaba e não faço o planejado.

d) Meu tempo é todo dedicado a ouvir reclamações, angústias e dificuldades dos professores.

e) Tenho tarefas diferentes a cada dia e não abro mão delas: momentos de planejamento, encontros coletivos semanais e observações em sala de aula.

2. Como faz para organizar sua rotina?

a) Cumpro com as atribuições dadas pelo diretor e, com ele, divido a burocracia.

b) Divido meu dia entre estudo e planejamento da formação, buscando bibliografia especializada.

c) Por mais que tente me organizar, não consigo ter uma rotina fixa. O cotidiano me atropela.

d) Atendo os professores em todas as suas demandas. Por causa disso, não tenho rotina.

e) Elaboro um plano de trabalho com minhas atribuições, objetivos e ações e a formação docente. Compartilho isso com a direção e a equipe.

3. Como gostaria de ser encarado pela equipe docente?

a) Alguém que está de portas abertas e pronto para ajudar toda a comunidade escolar.

b) O professor dos professores.

c) Um parceiro mais experiente dos professores.

d) Alguém em quem a equipe pode confiar e que entende as angústias docentes, jamais fiscal.

e) O parceiro dos docentes na aprendizagem dos alunos, que se corresponsabiliza pelo trabalho pedagógico e pode ajudá-los a refletir sobre a prática.

4. O que você faz para se aprimorar como coordenador pedagógico?

a) Participo dos cursos obrigatórios promovidos pela secretaria de Educação.

b) Estudo sozinho, mergulando em livros, artigos e entrevistas dos principais pensadores da Educação e também de outras áreas.

c) Faço formações específicas. Nem sempre tenho tempo, por causa de demandas pedagógicas.

d) Procuro conquistar a confiança da equipe criando laços afetivos.

e) Converso com coordenadores pedagógicos experientes e formadores da secretaria de Educação e busco referenciais teóricos e cursos específicos.

5. Como você organiza o trabalho com os professores?

a) Priorizo atendê-los sempre que me procuram. Quando tenho tempo, organizo os encon-
tros coletivos.

b) Planejo momentos de leitura coletiva de artigos de grandes autores da área educacional.

c) Tento sempre atendê-los com base em suas necessidades mais urgentes.

d) Agendo conversas individuais para que possam falar comigo abertamente.

e) Investigo as necessidades da escola e dos alunos com estratégias distintas, como observação da sala, análise das produções dos alunos e conversas com os docentes. Depois, elejo os problemas prioritários e planejo uma rotina de formação periódica. Neles, faço a tematização da prática docente com embasamento teórico.

6. Um professor é inexperiente e o procura para pedir modelos de atividades para a turma. O que você faz?

a) Indico sites que têm bons planos de aula.

b) Sugiro textos de autores conceituados.

c) Elaboro atividades para que ele aplique.

d) Tento ajudá-lo sem deixá-lo desconfortável ou com a sensação de que não valorizo sua prática.

e) Busco entender as dificuldades dele. Caso seja algo que possa ajudar outros docentes, planejo formações coletivas com base nisso.

Os 5 tipos de coordenador

MAIORIA DE RESPOSTAS A

AJUDANTE

Ainda lhe falta clareza sobre suas atribuições. Você assume o que a direção pede e acaba fazendo papel de vice-diretor, resolvendo questões administrativas ou burocráticas, de inspetor de alunos ou orientador pedagógico, atendendo a questões das famílias e dos estudantes. Com isso, não forma os professores.

PARA SE APRIMORAR

1. Entenda seu papel Marque reuniões com os técnicos da secretaria de Educação, tire dúvidas, mergulhe na bibliografia da área e busque cursos.

2. Identifique o que mais ocupa tempo e atenção Todos os dias, anote o que fez. Em uma semana, terá um balanço do que tomou tempo. Reorganize as tarefas e priorize o acompanhamento pedagógico. No caso de demandas da direção que não cabem à você, converse com o gestor.

MAIORIA DE RESPOSTAS B

TEÓRICO

Você é o coordenador pedagógico que tem consciência de seu papel formador e busca transmitir sua bagagem teórica. Mas ainda não trabalha com base na realidade da escola em que atua. Apesar de a teoria ser essencial, deve ser estudada levando em conta as necessidades reais de aprendizagem dos alunos e as demandas dos educadores. Caso contrário, eles não encontram sentido na formação e não transpõem a teoria para a prática.

PARA SE APRIMORAR

1. Conheça as necessidades locais Identifique pontos de atenção na formação, analisando a prática em sala e os alunos e falando com docentes. Depois, pense como ajudar os docentes a melhorar o ensino.

2. Priorize o mais urgente Depois de levantar as necessidades formativas, eleja as mais relevantes.

MAIORIA DE RESPOSTAS C

BOMBEIRO

Na tentativa de reverter os problemas que surgem, acaba assumindo tarefas dos professores. Isso não os ajuda tomar consciência de suas práticas nem se desenvolver profissionalmente.

PARA SE APRIMORAR

1. Seja parceiro dos professores Estude para entender seu papel e explicite isso para a equipe. Mesmo que os docentes peçam sugestões de atividades, explique que eles devem elaborá-las e, juntos, vocês podem pensar nas melhores estratégias de trabalho.

2. Levante o que os docentes sabem Priorize encontros de formação coletiva, peça que eles compartilhem observações e registros e faça a tematização da prática. Incentive também registros de experiências em sala, para que nos momentos coletivos todos socializem as impressões.

MAIORIA DE RESPOSTAS D 

AMIGO

Você ressalta boas práticas, mas evita problematizar os equívocos com medo de que os docentes se sintam expostos ou criticados. No final, acaba adotando uma postura permissiva e se comporta mais como um amigo deles do que como formador.

PARA SE APRIMORAR

1. Conquiste a confiança da equipe trabalhando Elabore seu plano de trabalho evidenciando os objetivos, o modo de organizar a rotina e estratégias formativas e compartilhe o material. Assuma ser corresponsável pela aprendizagem da turma.

2. Equilibre os focos de estudo, considerando o que deu errado e o que deu certo Problemas de aprendizagem e equívocos que os docentes cometem são importantes para problematizar a prática, tal como atividades bem empregadas. Apresente-as em formações para o grupo refletir.

MAIORIA DE RESPOSTAS E 

PARCEIRO

Você desempenha três papéis vitais: formador (o principal), articulador pedagógico e transformador da prática docente. Oferece recursos para os professores se aprofundarem na área que lecionam e transformarem o que sabem em ensino. Promove condições (literatura pedagógica, espaços para trocas de experiências etc.) para que trabalhem coletivamente, articulando o currículo e as pessoas. Como transformador, organiza momentos de reflexão sobre a prática.

PARA SE APRIMORAR

1. Estude mais Invista em planejar e incentivar uma prática reflexiva por parte dos professores – como escrever sobre as aulas ou filmá-las – para que sejam analisadas depois.

2. Faça o acervo Relatórios, avaliações e portfólios devem ser revisitados por você e pelos docentes para aprimorar a prática.


Ilustrações: Ale Kaiko