Novas formas de aprender e de ler
POR: GESTÃO ESCOLAR
Tecnologia na escola é um prenúncio de novas possibilidades ou de desafios difíceis de vencer. Recursos e ferramentas digitais já fazem parte do dia a dia de alunos e educadores no lazer e em atividades básicas, mas por que usá-los com propósito pedagógico parece sempre complicado? Nesta fase de adaptação, o papel do diretor é imprescindível para que o professor se sinta cada vez mais seguro para usar as tecnologias em sala de aula. A escola conectada - título da capa desta edição - não pode ser entendida erroneamente como a que possui muitos recursos, mas, sim, como a que utiliza programas, redes sociais e equipamentos de forma inteligente. "Visitei uma EMEI com poucos computadores e câmeras, mas o blog criado por eles ajuda as coordenadoras a replanejar as atividades", contou Aurélio Amaral, que assina a reportagem. Veja esse e outros exemplos, recomendações para o gestor e respostas para as principais dúvidas sobre o assunto.
Desafios semelhantes ao uso dos recursos pela comunidade escolar temos enfrentado aqui na redação de GESTÃO ESCOLAR. Nossa tarefa: pensar, planejar e produzir material extra para a revista em formato digital. A novidade permite a você, leitor, apreciar um conteúdo ainda mais incrementado em uma outra plataforma: no computador ou no tablet. Um guia encartado no centro desta revista explica como baixar o aplicativo de leitura e conhecer o conteúdo que oferecemos juntamente com vídeos, galeria de fotos, depoimentos, links para material de formação, uma animação e uma calculadora para você estimar os recursos a que a sua escola terá direito ao se inscrever no novo PDDE. Experimente!
Maggi Krause
Diretora de Redação