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5 passos para planejar a reunião de pais a partir do conselho de classe

POR:
Joelma Souza
Para cada etapa desenvolvida dentro da rotina pedagógica é necessário dar continuidade aos encaminhamentos com outras ações. Crédito: Shutterstock

Vamos continuar nossa conversa da semana passada sobre conselho de classe? Durante os planejamentos, gosto de ter em mente que as atividades da escola devem sempre estar conectadas e contribuir com o objetivo maior, a garantia da aprendizagem dos estudantes. Nenhum processo é mais importante que outro, eles são complementares. Por isso, para cada etapa desenvolvida dentro da rotina pedagógica, é necessário dar continuidade aos encaminhamentos com outras ações. Momentos como fechamento do bimestre e conselho de classe trazem novas demandas para a equipe gestora. Uma delas é como desenvolver a reunião de pais após o conselho de classe. Compartilho alguns destaques desse processo:

Passo 1
Como trabalhos conectados, o planejamento da reunião de pais deve começar em paralelo ao encontro do conselho. O resultado do que foi dito nesse momento pode ser (com muita responsabilidade e bom senso) compartilhado com os pais ou responsáveis. Quando cito responsabilidade e bom senso, quero dizer que você não deve expor julgamentos ou desabafar sobre os maus comportamentos, mas indicar pontos de dificuldades, possíveis caminhos para resolver os problemas, ações pensadas pela escola, como a família pode colaborar e ao que deve se atentar e também pontuar os avanços. Para isso, a escuta atenta no conselho sobre as observações de cada aluno é importante para o feedback aos responsáveis. Um modo de organizar esses encaminhamentos é, por exemplo, instituir categorias com legendas (que podem vir acompanhadas de símbolos) que ajudem a visualizar melhor as situações evidenciadas dos estudantes – principalmente daqueles que necessitam de acompanhamentos mais próximos com planos de intervenções mais diretos. As categorias podem variar de acordo com a realidade da escola, mas, poderíamos destacar como modelo de exemplo:

Alunos...
- com problemas comportamentais;
- que não produzem em sala de aula;
- que não fazem atividade de casa;
- com dificuldade de aprendizagem;
- com avanços significativos;
- que necessitam de encaminhamento psicossocial;
- com situação gravíssima;
- com ausências constantes.

Passo 2
Agendamento da reunião de pais e mestres para comunicar a família das diversas situações observadas com a finalidade de não só informá-los do desenvolvimento das crianças, mas também de envolvê-los na resolução das situações. Para que esse momento possa reunir uma quantidade significativa de pessoas, leve em consideração data e horário que melhor atende às necessidades da comunidade local.

Passo 3
Planejamento da pauta é um ponto importantíssimo e que muitos educadores – pelo longo tempo em sala de aula e a grande experiência –, às vezes, acabam deixando de lado.  Mas, quanto mais dados ou informações úteis você tiver para compartilhar com os responsáveis, melhor é o aproveitamento dela. A reunião de pais deve ser dividida em duas partes:

1) Apresentação do desenvolvimento pedagógico do bimestre aos participantes. Aqui vale dizer o que foi conquistado e o que está sendo pensado para o próximo bimestre diante das dificuldades da turma. Essa prática garante prestar conta do que a escola desenvolveu e esclarecer ações futuras como o próprio processo avaliativo, prazos e projetos; e

2) Plantão pedagógico, em que todos nós, equipe gestora e professores, ficamos à disposição para responder dúvidas e um atendimento individualizado das crianças. Esse momento garante uma conversa mais direta em que se discute o caso de cada um e também proporciona a possibilidade de firmar parceria e divisão de responsabilidades com a família.

Passo 4
Para complementar a organização pré-reunião, o ideal é já ter o levantamento de documentos que podem ser úteis para apresentar aos responsáveis, além de ter definido funções e local e outros encaminhamentos necessários para realização do encontro, como o envio dos comunicados com antecedência para que a família se planeje. No dia do encontro, os espaços devem estar devidamente organizados para receber os convidados e a escola deve pensar na acolhida destes. A receptividade dada aos pais faz toda a diferença para que eles se sintam parte do processo como atuante e que tem sua grande contribuição na Educação de seus filhos.

Passo 5
Pós-reunião é ideal fazer um levantamento dos presentes e ausentes, bem como novos planejamentos para atingir os que não puderam comparecer. Nas conversas da reunião, os próprios responsáveis podem trazer comentários, explicações e sugestões que contribuam para entender o que está desencadeando determinados comportamentos ou resultados. Essas informações podem ser relevantes para decidir encaminhamentos ou serem consideradas no planejamento.

E você, amigo diretor, como desenvolve sua prática nesta atribuição? Conte para nós e amplie essa conversa! Cada um tem riquíssimas experiências que podem ajudar outros gestores a olharem para suas práticas. Então, aguardo sua contribuição e até próxima quarta!

Um grande abraço,
Joelma