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Qual o papel do coordenador na formação em Ciências, História e Geografia no Fundamental I

Muitas vezes, os planos de formação continuada focam mais em Matemática, Língua Portuguesa, alfabetização e em Artes Visuais

POR:
Eduarda Diniz Mayrink
Crédito: Shutterstock

Os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental precisam dominar diversos campos específicos do conhecimento. Isso significa que eles têm de participar de formações continuadas que tratam, além de Matemática e Língua Portuguesa, como tradicionalmente ocorre nos anos iniciais, também de História, Geografia, Ciências, Artes e até Educação Física. Isso faz que os docentes dessa etapa tenham de ser polivalentes, com capacidade de trabalhar com diferentes áreas de conhecimentos, com pesquisa e atualizações constantes.

Como coordenadora, sei que eles trabalham todas as disciplinas, mas não posso ignorar que os planos de formação continuada dos quais eles participaram nos últimos anos foram muito focados em Matemática, Língua Portuguesa, alfabetização e em Artes Visuais, dando pouca visibilidade a Ciências, História, Geografia, Artes e Educação Física. Os docentes enfrentam dificuldades para trabalhar essas áreas e há pouco investimento para a melhoria da qualidade de ensino dessas disciplinas por meio de planos de formação.

Atualmente, o ensino dessas disciplinas baseia-se muito mais no uso do livro didático e nas orientações dadas pelo manual do professor, apesar de que poucos usarem o material para ampliar a atividade oferecida pelo livro. A metodologia mais usual é a leitura, explicação e resolução da atividade propostas. Poucos acrescentam informações ou projetos de pesquisa a partir do que é proposto.

Pensando como uma formadora de professores, sinto uma necessidade de investimento nessas áreas. Algumas perguntas circulam nas minhas ideias: Qual é o nosso papel? Que ações estou fazendo para contribuir na melhoria da qualidade de ensino dessas disciplinas? O que os professores precisam aprender em relação a essas áreas? O que deve conter um plano de formação dessas disciplinas? 

Ainda vamos estudar essas áreas na Base Nacional Curricular Comum, porém, procuro realizar algumas ações com os docentes para melhorar o ensino na sala de aula. Elas estão sempre pautadas no currículo e no livro didático adotado, uma referência para o professor hoje:

- Levantar os conteúdos do bimestre e, a partir deles, analisar o que contempla o livro didático e quais conteúdos precisamos ampliar;

- Identificar as estratégias de ensino do conteúdo pelo livro e quais são as orientações dadas pelo manual do professor antes de planejar como será o trabalho em sala de aula;

- Incentivar o aprofundamento do tema com os alunos a partir de pesquisas ou projetos didáticos que deem autonomia e protagonismo às crianças para que elas se tornem de fato sujeitos de aprendizagens;

- Diversificar as estratégias em sala de aula como realizar experiencias, pesquisas, ver documentários, sair do espaço da sala em busca de aprendizagens, projetos de pesquisas, enfim, novas possibilidades para alimentar a aprendizagem do conteúdo;

- Os conhecimentos de como se ensina e como se aprende dados nas formações de Língua Portuguesa e Matemática podem ser utilizados em outras disciplinas.  Alguns exemplos: organização das crianças e as formas de interação, organização de sequencias didáticas de aulas, desenvolvimento da leitura para estudar, anotação de dados importantes num texto, produção de texto sobre o que estamos aprendendo, organização de seminários e apresentações para exposição do trabalho;

- Estudar a BNCC dessas disciplinas para ampliar nossos conhecimentos e reorganizar nosso currículo.

A base de tudo isso está no planejamento do conteúdo por parte do professor, focando no que ele quer ensinar e quais estratégias deve utilizar para que as crianças aprendam da melhor maneira. Esse plano deve considerar quais são as prioridades e quais objetivos desenvolver para pensar em cada momento. Assim temos conseguido atingir algumas condições didáticas para o ensino dessas disciplinas.

Não espero que os docentes da escola de anos iniciais sejam especialistas em cada uma das áreas do conhecimento, mas que adquiram a capacidade de situar cada disciplina, tenham noção do conteúdo que devem ensinar, utilizem estratégias diferenciadas e, assim, consigam promover experiências nas salas de aulas para desenvolver as aprendizagens nas crianças.

E vocês coordenadores, quais ações conseguem desencadear com essas disciplinas com os professores que coordenam?

Abraços,
Eduarda