Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
17 de Janeiro de 2018
5 4 3 2 1

5 coisas que você precisa saber sobre a formação docente

Por: Larissa Teixeira
Para garantir que os conteúdos trabalhados em sala de aula estejam conectados com as necessidades dos alunos, o coordenador pedagógico tem que promover a formação dos professores   Foto: Getty Images

Apesar de acumular diversas funções na escola, a principal tarefa do coordenador pedagógico é promover a formação dos professores, garantindo que os conteúdos trabalhados em sala de aula estejam conectados com as necessidades dos alunos.

Para fazer um bom planejamento, o coordenador precisa acompanhar o dia a dia da instituição, estar próximo da realidade das salas de aula e avaliar os materiais produzidos pelos alunos. Além disso, é essencial que ele troque informações e experiências com outros profissionais.

Confira a seguir pontos importantes que todo coordenador precisa saber ao elaborar um plano de formação docente:

 

A observação de aula é fundamental para o planejamento

O objetivo dessa ferramenta é analisar as interações entre o professor, os estudantes e os conteúdos trabalhados, e de que forma elas podem se tornar tema da formação continuada na escola. Esse processo garante que as reuniões pedagógicas estejam baseadas na realidade de cada turma e contribui com a aprendizagem das crianças.

Os coordenadores pedagógicos precisam trocar experiências

Realizar encontros com outros coordenadores é importante para trocar experiências, manter-se atualizado e conhecer diferentes estratégias formativas. Além disso, esse contato pode ajudar a melhorar o desempenho profissional e aprimorar a prática.

O resultado das avaliações aponta caminhos para a formação docente

Para realizar um bom encontro de formação, é preciso conhecer as necessidades dos alunos e elaborar uma proposta adequada às reais dificuldades das crianças e dos professores. Por isso, observar o resultado das avaliações pode ajudar o coordenador a construir um diagnóstico sobre os conteúdos que precisam ser abordados na formação.

O diretor também é formador

Não é apenas o coordenador pedagógico que deve atuar na formação dos professores. Quando o diretor também está atento às questões que envolvem o universo docente, ele consegue identificar os problemas da escola e ajudar a estruturar os temas de estudo que são importantes para garantir a aprendizagem.

A formação deve ampliar o universo cultural dos professores

Além de trabalhar com os conteúdos do currículo, uma boa formação serve para ampliar o conhecimento e o repertório cultural dos docentes. Por isso, o coordenador pedagógico pode prever momentos e ações de imersão na cultura durante os projetos de formação.

Assuntos Relacionados